Conheça as 4 fases do processo de seleção Grendene
Seleção é o processo de decidir quais animais se tornarão os pais da próxima geração. Confira!
 Conheça as 4 fases do  processo de seleção Grendene

Se os animais mantidos para a reprodução possuírem um maior “valor genético” do que os eliminados, o resultado será uma melhora na qualidade genética do rebanho. As informações utilizadas para identificar os animais superiores baseiam-se em pedigree, desempenho individual e performance da progênie. Os animais chamados de cabeceiras em seus lotes, são animais que receberam as mesmas condições ambientais, de alimentação e sanitárias, no entanto, tiveram uma melhor conversão em peso e carcaça, pois são geneticamente superiores. Assim, seus filhos apresentarão melhores resultados que a média do rebanho. As linhagens de touros são observadas, já que ao longo do tempo produziram boas filhas, aquelas que emprenharam mais cedo e consequentemente voltaram a emprenhar logo depois do parto, que desmamaram bezerros acima da média, mais pesados e com carcaças mais equilibradas.


O processo de seleção Nelore Grendene é conduzido da seguinte forma


  1. Logo após o nascimento, o bezerro é pesado e tatuado com seu número de identificação e o número de sua mãe, na orelha direita.  Este bezerro fará parte de em lote de nascimento, chamado de grupo de manejo, que junto com outros bezerros irão até a desmama.
  2. Aos 120 dias, os lotes de bezerros são novamente pesados e passam pelo registro de raça da ABCZ, sendo que os mais fracos ou com defeitos recebem a marca que os desclassificam como reprodutor.
  3. Com 210 dias, os bezerros são pesados mais uma vez, e machos e fêmeas passam pela avaliação visual EPMURAS, recebendo nota para estrutura da carcaça, precocidade de acabamento, volume de musculatura e posicionamento de umbigo. Nos machos ainda é medido o perímetro escrotal. Nessa fase os animais mais fracos, cerca de 10%, são destinados a recria e engorda para o abateOs bezerros desmamados formarão novos lotes que receberão as mesmas condições de ambiente, sanidade e alimentação até os 18 meses, caracterizando os grupos de manejos de sobreano.
  4. Aos 365 dias de idade, machos e fêmeas passam por nova pesagem e medição de perímetro escrotal, e aos 450 dias é realizada a última avaliação de pesagem, medição de perímetro escrotal nos machos, estrutura corporal, precocidade de acabamento, volume de musculatura, tamanho de umbigo, bem como características de raça, aprumos e expressão de sexualidade, comparativo aos demais animais do lote.


Baseados no desenvolvimento do animal ao longo dos 18 meses são apartados os que mostraram melhor desempenho. É, a partir deste momento, que os machos são selecionados para serem ofertados no leilão, com o propósito de expandir, multiplicar e atender a demanda de compradores e criadores da raça com a excelência da genética Nelore Grendene.



LEIA TAMBÉM:

5 Características dos Reprodutores Nelore Grendene que fazem a diferença no seu investimento