4 dicas para conviver com a seca!
Um resumo de 4 boas práticas feitas em Anagé, uma região de caatinga na Bahia
4 dicas para conviver com a seca!

Esse post vai para quem é produtor ou tem um tio, amigo, ou conhecido que é produtor e está com dificuldades para enfrentar (conviver) com a seca.

Para começar vale lembrar que a seca é diferente em cada parte do Brasil,diferente em período e intensidade, e que não existe como COMBATER A SECA, existe como CONVIVER COM A SECA. Por fim quero lembrar que aqui é um post onde trago experiências próprias, portanto não existem verdades absolutas mas funcionou até quando éramos pecuaristas, então se servir de inspiração ficam as 4 dicas que trouxe para vocês !


1- Produção de alimento aconselhado para seca

A primeira dica é a construção de um banco de alimentos para estiagem, e aqui fica uma sugestão. Nesse período ter alimentos que sejam resistentes ao período e que tenham baixa demanda de água para conservação do seu estado pode ser crucial. Como sugestão trouxe uma composição que fazíamos lá na fazenda: PALMA + MANDIOCA (RAIZ E PARTE AÉREA). Isso mesmo, uma composição de suplementação a base de palma processada no momento de fornecimento, mais uma silagem de mandioca é extremamente nutritivo para o rebanho, sem falar no grande pulo do gato.

Tanto a palma quanto a mandioca inteira, ou seja, raiz e parte aérea, são extremamente produtivas e são complementares, calma explico porque.

A mandioca e a palma não são tão ricas em fibra e ai talvez exista um problema, porém, de resto temos o seguinte: A mandioca é extremamente rica em carboidratos em suas raízes e caule, além de ser extremamente rica em proteína em suas folhas. A palma por sua vez é pobre em fibras e proteínas, porém é rica em água e extremamente palatável, ou seja, a combinação delas em estados diferentes (palma fresca + mandioca seca) torna-se uma combinação incrível para períodos de estiagem.

Forneça ambas trituradas, e no cocho! 

***Cuidado apenas com a forma do fornecimento da mandioca, ela precisa de ao menos 24 de secagem devido a alta concentração de  ácido cianídrico que pode causar intoxicação, além disso deve-se moderar o consumo de palma a fim de evitar problemas intestinais no animal.

Dito isso, tem aí duas fontes de alimento extremamente baratas de produzir (menos de R$0,20 por kg. )


2-Utilização de alimentos nativos

Lembra a fibra que comentei ? Poise… Lá na fazenda costumávamos em tempos de seca fornecer isso que disse aí acima e utilizar para pastoreio as famosas “capoeiras” ou a “mata”, não sabe o que é isso? Relaxa que explico. 

Capoeira ou mata são as áreas nativas da propriedade coberta por vegetação nativa e árvores locais que fornecem para os animais uma série de recursos, desde folhas nos pés mais baixos a pastagens naturais, e apesar de pouca quantidade e pobre em proteínas, alguns desses alimentos podem ser remédios naturais que ajudam a melhorar a condição do animal, como na minha região era a folha do quiabento .

Porém assim como no item anterior tenho ressalvas, que vão desde atenção com predadores (lembre-se que o espaço é dele) até ervas daninhas! Dito isso, Simmm a mata nativa ajuda nesse período de estiagem.


3- Produção e armazenamento durante as águas

A dica 3 leia toda mas resuma em uma palavra: GESTÃO 

A terceira dica é para se planejar e produzir nas água, isso mesmo! Por menor que seja a pluviometria produzaaaaaa! Plante a mandioca a palma e até o capim nas águas! Nessa hora você tem balanço positivo sempre em sua fazenda se souber fazer manejo de pastagens! Ou seja, manejando corretamente você preserva a “ponta de capim” e ainda garante recurso para período de estiagem!

Para esse período eu tenho seguido um cara que admiro muito o trabalho e vou deixar o canal dele para vocês aqui : https://www.youtube.com/channel/UCpiFc6a_y5NnvxVUdSn9vqA @joelpinheiro

( sei que em casos muito extremos isso não funciona, eu sei porque passei por isso! Mas estamos falando de casos EXTREMOS) 


4-Armazenamento eficiente da água

A quarta dica é talvez a que mais exige investimento, mas que posso garantir o retorno! 

Armazene água de qualidade em local ALTO! 

Que quero dizer com isso? Tanques, barragens, cisternas e até caixas d’água devem ser feitas e em lugares altos, como tipos de serra, barrancos ou o ponto mais acima de uma manga ou até mesmo da fazenda a depender do relevo. Isso serve para durante período de seca você ter água de qualidade nos cochos fazendo sua distribuição por gravidade, garantindo acesso a água boa para o rebanho e diminuindo o estresse térmico do período! 

Dica que dou é que se não for possível captar essa água já no ponto de armazenagem, capture em pontos possíveis como baixadas e encostas e direcione para pontos altos, isso requer investimento em bomba mas ajuda muitoooo na distribuição posterior! Não preciso aqui lembrar de cochos sempre limpos né?!!!!


E aí? Vale implementar alguma em sua fazenda? Se fizer me manda aqui que quero acompanhar !!!