5 DICAS PARA COMPRAR TOURO NELORE EM LEILÕES VIRTUAIS
Confira!
5 DICAS PARA COMPRAR TOURO NELORE EM LEILÕES VIRTUAIS

1. Busque garantias 


Se o seu objetivo é produzir carne, pouco importa se o touro é PO ou CEIP, ele precisa ser melhorador. O PMGZ (Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos, da ABCZ) é um dos mais antigos do Brasil e trabalha em atualizações para certificar os touros Nelore PO com o CSG (Certificado de Superioridade Genética).

Também, a partir de 1996, surgiram dezenas de outros programas de melhoramento genético reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, que atesta que os touros Nelore com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), mesmo não tendo registro genealógico, são reconhecidamente melhoradores. Apenas de 20% a 30% dos touros em cada safra podem ganhar o certificado.


 2. Não foque apenas em touros  top 0,1%

Os touros com classificação top 0,1% (o melhor entre mil animais avaliados) nos sumários de touros são uma ótima solução para corrigir imperfeições do rebanho com velocidade, mas também podem ser uma faca de dois gumes, além de ser os mais caros.

Informe-se em qual DEP o reprodutor possui essa qualificação, pois não é raro ele ser bom numa característica e mediano ou até ruim em outra.

Também é necessário conhecer quais DEPs o índice de qualificação genética (IQG) – fator que vai classificar os touros no ranking geral – pondera. Ele pode priorizar mais ganho em peso enquanto você busca mais fertilidade ou acabamento de carcaça, por exemplo. Você precisa fazer os ajustes necessários.

 3. Solicite a DEP de facilidade de parto 

Na criação extensiva de bovinos, a facilidade de parto possui extrema importância. Este atributo ganha ainda mais relevância em se tratando de novilhas primíparas para que se evite a ocorrência de complicações no parto.

Se essa informação não constar no catálogo ou pré-catálogo do leilão virtual, peça para promotor e leiloeira enviarem. O ideal é comprar touro Nelore com DEP negativa ou próximo a ZERO.

4. Objetive ganho de peso sem perder qualidade de carcaça 

No item 3 é citada a importância de optar por comprar touros Nelore cujas réguas de DEPs sejam equilibradas. Fazendas de cria, por exemplo, buscam o maior peso à desmama por ser a característica que mais interessa ao seu negócio.

Entretanto, esse bezerro precisa ser fácil de nascer e poderia ser interessante observar a característica de Peso ao Sobreano, pois seria fator determinante para fidelizar confinamentos.

Já na produção de boi gordo seria importante equilibrar peso com qualidade de carcaça, portanto, boas DEPs de rendimento de carcaça e gordura de acabamento são primordiais. Gordura inferior a um espessura de 4 mm penaliza o lote no romaneio.


Fonte: Pecpress/O zootecnista Roberto Vilhena