‘A maioria dos pequenos produtores está à beira da falência’, diz Daoud
Segundo ele, o governo precisa dar maneiras de garantir a renda para o produtor rural e definir o que se espera do agro brasileiro
‘A maioria dos pequenos produtores está à beira da falência’, diz Daoud

A agricultura familiar foi tema de discussão nesta quinta-feira em Brasília após o presidente Jair Bolsonaro exibir aos seus ministros o vídeo de um produtor rural que resolveu deixar o campo por causa do custo elevado de produção na cidade de Caldas Novas, em Goiás.

“Não adianta mais eu ser ajudado agora. Muitos tentam viver na roça, que é o sonho de muitos brasileiros, mas não conseguem”, lamentou o agora ex-produtor rural Adher Lúcio, que agora ganha a vida como atendente em uma loja.

Para o comentarista Miguel Daoud, essa história é apenas um dos muitos exemplos de pequenos produtores que sofrem para sobreviver no Brasil. “A maioria dos pequenos produtores está à beira da falência. A gente vem aqui nessa ‘trincheira’ defendendo com unhas e dentes o pequeno produtor, pois é ele que vive uma situação muito ruim. Não é incomum que deixem as atividades no campo para cair na rede de proteção social nas cidades”, analisou.

Segundo ele, o governo precisa dar maneiras de garantir a renda para o produtor rural. “A produção está disseminada no Brasil. Afinal, pois quando se garante renda, a cidade e o comércio se beneficiam. Agora, o que é complicado é essa política econômica neoliberal que funciona para algumas coisas, mas para outras não funciona”, disse.

Para amenizar o problema para os pequenos o produtores, segundo Daoud, o governo deveria definir o que ele espera da agropecuária. “É um plano que depende de todos. Resolver o problema do Brasil é praticamente impossível, porque o PT deixou o país arrebentado. É preciso criar um ambiente que traga para o presente um ambiente mais promissor”.



Fonte: Canal Rural