A raça Highland, o touro cabeludo
A pelagem dupla (camada externa grossa longa e camada interna lanosa e macia) é uma das diferenças mais notáveis entre Highlands e outras raças.
A raça Highland, o touro cabeludo

A raça Highland tem vivido há séculos nas ásperas remotas terras altas escocesas. As condições extremamente duras criaram um processo de seleção natural, onde somente os animais mais aptos e mais adaptáveis sobreviveram para continuar a raça. Originalmente, havia duas classes distintas; o um pouco menor e geralmente preto Kyloe, cuja principal domínio era as ilhas ao largo da costa oeste do norte da Escócia. O outro era um animal maior, geralmente de cor avermelhada, cujo território foram as altas montanhas remotas da Escócia. Hoje ambas as linhagens são consideradas como uma raça – Highland.

Esta “Grande Old Breed” pode ser rastreada até o primeiro livro genealógico sendo publicado em 1885 pela Highland Cattle Society, na Escócia. Evidências arqueológicas da raça Highland remontam ao século VI, com registros escritos existentes a partir do século XII. Os bovinos Highlands têm uma longa história de vida com os humanos. Na antiguidade, os escoceses mantinham as vacas dentro de suas casas durante o inverno.

Bovinos Highland também são encontrados na Escócia, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Nova Zelândia, Noruega, Suécia e Suíça. Os animais são chamados de gado escocês das montanhas, gado Scotch Highland ou escoceses. Independentemente de onde eles estão localizados hoje, estes animais podem traçar sua ascendência para a Escócia. Importações de animais, embriões e sêmen escoceses, pelos EUA e Canadá têm servido para garantir a continuação da raça na América do Norte.

A pelagem dupla (camada externa grossa longa e camada interna lanosa e macia) é uma das diferenças mais notáveis entre Highlands e outras raças. O revestimento reduz a necessidade de caros celeiros e abrigos. A pelagem, além de vermelha e preta, amarela, dun, branca, tigrada e prata também são consideradas cores tradicionais. Devido à pelagem dupla, esta raça não precisa de uma pesada camada de gordura subcutânea para o isolamento. Isso permite que este animal, mesmo criado com forragem de baixa qualidade, produz carne magra, com bons níveis de marmoreio, baixo teor de gordura e alta qualidade.

Nesta raça os pelos caem mais cedo na primavera e produzem menos cabelo em um clima mais quente, tornando-os adequados para uma variedade de ambientes. Além disso, tendem a ser dóceis e mansos e não se estressam com facilidade. São animais fáceis de trabalhar, apesar de seus longos chifres, os quais são usados principalmente para derrubar moitas para pastar, controlar de predadores e coçar. As vacas das montanhas se destacam por serem mães altamente dedicadas e protetoras. São conhecidas pela facilidade de parto e, devido ao pequeno tamanho do bezerro, (60-70 quilos), problemas como dificuldade de parto (distocia) são menos comuns.

Fonte: IEPEC Adaptado de American Highland Cattle Association.

Estamos ao vivo agora com o
1º LEILÃO QUALIDADE POR NATUREZA NELORE CAMBIRA

Assistir Leilão ×