Bahia terá primeira feira voltada somente para tecnologia do agro
A feira é exclusivamente voltada para a tecnologia do agro e é a primeira do tipo que ocorre no estado, onde o setor contribui com 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Bahia terá primeira feira voltada somente para tecnologia do agro

Será realizada na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, entre os dias 8 e 10 de novembro, a primeira edição da e-Agro Bahia – Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária. O evento que tem entrada gratuita pretende reunir cerca de 5 mil pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, estudantes, profissionais e empresas ligadas ao agronegócio.

A feira é exclusivamente voltada para a tecnologia do agro e é a primeira do tipo que ocorre no estado, onde o setor contribui com 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) – somente no primeiro semestre deste ano, o PIB do agro na Bahia foi de R$ 33,3 bilhões.

A e-Agro foi lançada nesta quarta-feira (23) e será realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, onde ocorre a tradicional Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, com 341 mil habitantes. Em Vitória da Conquista, a principal destaque da agricultura é a produção de café arábica.

A organização do evento é do Sistema FAEB/SENAR, Sebrae Bahia e Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC), dentre outros parceiros, como e-Agro a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Banco do Nordeste (BNB) e Desenbahia.

De acordo com a organização da feira, o principal objetivo é apresentar ao produtor rural, seja ele pequeno, médio ou grande, o que há de mais moderno no setor agropecuário e fomentar a geração de negócios durante a feira – os organizadores informaram que não têm definido uma expectativa mínima sobre a quantidade de geração de negócios no evento.

Um das presenças confirmadas é a da baiana Anna Luísa Beserra, 21, primeira brasileira a vencer o prêmio Jovens Campões da Terra, premiação ambiental concedida pelas Nações Unidas para jovens com idade entre 18 e 30 anos.

Baiana de Salvador, Anna Luísa Beserra criou uma tecnologia que purifica a água não-potável usando a luz solar, sem produtos químicos ou filtros descartáveis. Batizado de Aqualuz, o dispositivo já esta em fase de testes no semiárido doe Nordeste e garante água potável para 265 pessoas.

Ao comentar sobre o evento, o presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda, disse: “vamos levar as tecnologias e inovações existentes no mundo para o Parque de Vitória da Conquista, reunindo em um mesmo espaço empresas do Brasil e do exterior, máquinas de última geração, tecnologias adaptáveis para a nossa realidade e ainda contaremos com uma vasta programação de palestras e mesas redondas para debater os temas ligados ao setor”.

Diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos afirmou que o evento é uma oportunidade para que os produtores rurais possam se atualizar e ter acesso a conhecimento e novas tecnologias disponíveis no mercado.

“Produtividade deve estar associada à inovação, e sabemos que ferramentas bem aplicadas podem trazer resultados extremamente positivos aos produtores rurais, como verificamos nas diversas ações que realizamos pelo estado”, declarou. Presidente da FAEB/SENAR Humberto Miranda discursa no lançamento da e-Agro (Mário Bittencourt)

Outras novidades

Na programação do evento estão previstos fóruns, palestras, workshops, mesas redondas e reuniões com representantes de entidades do setor. Além disso, o evento apresentará os projetos do Hackathon – Cadeia Produtiva Pecuária de Corte.

A e-Agro ainda permitirá interação entre o público e as tecnologias apresentadas durante o evento, como os óculos de realidade virtual, que permitem ao participante a sensação de estar dentro de uma fazenda através de um vídeo 360º.

Um grande telão interativo de realidade aumentada também estará no Parque, colocando o setor agro dentro de um dos pavilhões da Feira. E tem muitas novidades, como um túnel do tempo contando um pouco da história do agro na Bahia.

Além disso, haverá uma grande praça de alimentação com restaurantes, food truck e outras atrações para toda a família. A feira será dividida em blocos temáticos para otimizar a participação do público. No Espaço do Conhecimento, acontecerão palestras, capacitações, cursos para utilização de drones no campo e oficinas.

No Espaço Sustentabilidade, serão realizadas demonstrações do uso de energias renováveis, como eólica, solar, hídrica, biogás e biomassa, e as oportunidades que podem ser geradas no campo, garantindo economia, sustentabilidade, independência e segurança.

O Espaço Tecnológico – Inovação e Transformação Digital será o local de apresentar tudo o que há de mais moderno para o produtor rural: startups do agro, tecnologias mobile e aplicativos, aceleradoras de agritechs e o espaço da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Também será realizado um Hackaton, maratona de 52 horas que tem o objetivo de buscar soluções para o setor. No Espaço Tecnológico, os visitantes poderão entrar em um novo mundo, onde a tecnologia aponta os caminhos a serem seguidos também no setor agropecuário.

Na Unidade de Demonstração de Tecnologias Aplicadas, produtores rurais terão acesso às novidades que já são adotadas nos mais modernos sistemas produtivos, como gestão hídrica, pecuária e agricultura de precisão.

A programação do evento pode ser acessada também pela Loja Virtual Sebrae: bit.ly/e-agro. Outras informações devem ser obtidas pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.

Fonte: Canal Rural