Boi: mercado de reprodutores ganha fôlego com capitalização da pecuária e cotações sobem 80% nos últimos dois anos
Ricardo Viacava - Diretor da CV Nelore Mocho
Boi: mercado de reprodutores ganha fôlego com capitalização da pecuária e cotações sobem 80% nos últimos dois anos

Os animais reprodutores registraram valorização de 80% nos últimos dois anos e os produtores estão conseguindo investir em genética. “Nós notamos que esse elo do mercado está com muita liquidez  e preços elevados acompanhando o mesmo cenário da arroba. Nós temos um valor histórico de 50 arrobas para comprar um touro melhorador”, ressaltou o Diretor da CV Nelore Mocho, Ricardo Viacava, em entrevista ao Notícias Agrícolas.

Os preços dos animais reprodutores de boa qualidade estão na média de R$ 16 mil. “O animal reprodutor tem um retorno de curto prazo que é de desmamar bezerro mais pesado do que a média. Já o retorno de longo prazo é que esses animais vão produzir fêmeas mais férteis e capacidade de permanência no rebanho”, conta.   

o mercado está comedido diante da oferta restrita de animais e as exportações aquecidas. “Os frigoríficos que não abatem os animais têm um custo elevado e muitas vezes é melhor trabalhar com margens negativas do que não trabalhar.Com a falta de animais devemos seguir com os preços da arroba em alta”, afirma. 



O pecuarista aponta que é preciso investir em pastos de qualidade para uma produção sustentável e com baixa emissão de carbono. “O Brasil fez um acordo na cúpula do clima em Paris de ter 15 milhões de hectares com integração, mas acredito que já deve ter passado dessa área por ser ecológico e rentavel”, comenta. 


Fonte: Notícias Agrícolas