Características do Guzerá
Quando comparada à outras raças, o Guzerá se mostra com grande aptidão em ganhar peso com menos investimento.
Características do Guzerá

Baixo custo na criação e tratamento

Por como origem uma região com altas temperaturas e baixa fertilidade, a raça rústica, conhecida pelos seus chifres que chamam atenção, se adaptou com facilidade ao cerrado brasileiro.

O fato de ser um animal rústico dá ao Guzerá uma característica importante para a pecuária: baixas despesas com tratamento veterinário.

Um exemplo disso é a tabela abaixo, vinda de um estudo feito pela Embrapa, que mostra a influência da genética Guzerá no número de carrapatos nos animais.


Dupla aptidão

O Guzerá também é famoso por ser uma raça de dupla aptidão. Algumas das linhagens da raça são propícias à produção de leite, enquanto a maioria se encaixa melhor no gado de corte.

Sendo assim, o produtor rural consegue aproveitar tanto da pecuária leiteira quanto da pecuária de corte com essa raça. Grande parte das propriedades que trabalham vendendo o leite para os laticínios e os bezerros para a pecuária de corte.

Ganho alimentar

Quando comparada à outras raças, o Guzerá se mostra com grande aptidão em ganhar peso com menos investimento. Essa comparação é feita com a quantidade de alimento ingerida para o gado ganhar 1 kg.

A tabela abaixo mostra o resultado de uma pesquisa feita pelo Rancho das Matinhas e divulgada pela ACGB.


Produção de Leite de Qualidade

Outro ponto bem importante que pode ser destacado pela criação dessa raça é o leite de qualidade produzido pelas vacas leiteiras Guzerá.

Pesquisas mostram que, além de produzir um leite que não causa alergia ao ser humano, o leite do Guzerá contém uma baixa contagem de células somáticas (CCS).

Versatilidade nos Cruzamentos

Por sua aptidão tanto para o gado de corte e para o gado leiteiro, os cruzamentos com a raça Guzerá acabam sendo úteis para o melhoramento genético, seja usando a tecnologia de FIV ou a inseminação artificial em bovinos.

No caso da pecuária de corte, por exemplo, as vantagens estão no fato de que os Guzerá são uma das melhores raças em carcaça e peso.

Continue após o anúncio



No caso das vacas leiteiras, o cruzamento com Girolando dá vida ao Guzolando, raça mestiça famosa pelos grandes e saudáveis úberes, pela alta produção de leite e por ter bezerros reaproveitáveis para a pecuária de corte.

Dentre as características físicas do animal, não podemos deixar de falar do chifre em forma de líria.

Outro ponto interessante é que a cor do pescoço e da traseira do animal podem identificar o sexo do animal. Essas partes são mais escuras dentre os machos, geralmente. Quando a fêmea está prenha, sua pele pode também escurecer.

Fonte: Tecnologia no Campo