4 Características zootécnicas da raça Santa Gertrudis
Confira!
4 Características zootécnicas da raça Santa Gertrudis

Performance

O Santa Gertrudis é extremamente fértil. Novilhas bem criadas podem ser cobertas ou inseminadas dos 14 aos 18 meses de idade, dando sua primeira cria até mesmo antes de completar dois anos de vida. Com manejo adequado dos rebanhos, há plantéis puros em que o índice de parições se mantém próximo aos 90%.

As fêmeas parem com facilidade e protegem suas crias zelosamente. Destacam-se por sua longa vida produtiva, chegando a produzir mais de dez crias durante a sua vida útil. Os bezerros Santa Gerturdis nascem com um peso médio de 37 kg e são desmamados aos sete meses, com 240 kg, o que comprova a excelente capacidade leiteira da raça.

Precoces e com ganho de peso médio acima de 1 kg por dia, demonstram capacidade de engorda e conversão alimentar, tornando-se prontos para o abate por volta dos dois anos de idade, com cerca de 16 arrobas, em regime de pasto. Quando confinados, atingem 480 kg aos 18 meses de vida.


Adaptação

Por ser uma raça sintética, os Santa Gertrudis são rústicos e versáteis. Os bezerros são fortes, ativos e rapidamente já estão mamando. São animais mais resistentes ao ataque de insetos e parasitas e apresentam perfeita adaptação a qualquer clima, em especial às condições brasileiras. Assim, suporta muito bem o frio e as geadas do Sul, o calor e a seca do Nordeste e a umidade do Brasil Central.


Qualidade e lucro nas carcaças do Santa Gertrudis

O Santa Gertrudis é um animal de tamanho mediano e a redução no tamanho dos animais já é um reflexo da percepção dos criadores nacionais quanto à precocidade.


Touros que cobrem a campo

Outra qualidade apresentada pela raça, diz respeito ao ótimo desempenho dos touros no trabalho à campo. Os touros acompanham bem as vacas, caminham por longas distâncias mesmo em climas onde há temperatura elevada. Os reprodutores têm uma vida reprodutiva longa. Chegando aos 12 anos de idade apresentando uma ótima libido. Quanto submetidos ao exame andrológico, apresentam excelente qualidade do sêmen por permanecerem com a bolsa escrotal bem posicionada. Comumente são colocadas 40 vacas por touro em estação de monta a partir dos 20 meses de idade.

Fonte: www.beefpoint.com.br