Relação entre caráter mocho e infertilidade em Caprinos
Cientistas estudaram profundamente a herança do caráter mocho, comprovando o que os criadores tinham observado: a ausência de chifres estava associada à perda de fertilidade do animal.
Relação entre caráter mocho e infertilidade em Caprinos

A ausência de chifres nos animais criados comercialmente pelo homem sempre foi uma característica desejável, uma vez que reduz os ferimentos com brigas, diminui o espaço necessário por animal nos cochos e facilita o manejo em geral. Muitos criadores optam por retirar os chifres, utilizando para tal o ferro quente ou produtos químicos próprios, quando os animais ainda estão jovens.

Em caprinos, existem animais que se apresentam sem chifres naturalmente, sem a intervenção do homem. O caráter mocho é inerente ao animal e transmitido aos seus descendentes, sendo, portanto, determinado pela genética.

Objeto de estudo e curiosidade, várias tentativas de formar linhagens caprinas mochas, através do acasalamento sucessivo de animais mochos, foram realizadas por criadores. Entretanto, estas tentativas não mostraram bons resultados, principalmente pela redução acentuada da fertilidade destas linhagens.

Cientistas estudaram profundamente a herança do caráter mocho, comprovando o que os criadores tinham observado: a ausência de chifres estava associada à perda de fertilidade do animal.

Nos cromossomos, localizados no núcleo das células e nos gametas, estão situados os genes responsáveis pela síntese de todas as substâncias que formam o organismo vivo. Cada espécie possui um número fixo de pares de cromossomos, havendo, na espécie caprina, 30 pares de cromossomos. Cada cromossomo é constituído por inúmeras sequências de genes. Um gene pode possuir variações moleculares, chamados de alelos. Quando existem dois alelos diferentes no indivíduo, ele é dito heterozigoto para aquele loco. Caso contrário, ele é homozigoto.

O patrimônio genético de um indivíduo é denominado genótipo, sendo herdado 50% da mãe e 50% do pai. O que se observa no animal é o seu fenótipo, que é a manifestação do genótipo sob a influência do ambiente. A caracterísitca relacionado ao caráter mocho, no entanto, parece não sofrer influência do ambiente.

O gene que determina o caráter mocho, doravante chamado de PIS (P), possui mais de um efeito: ausência de chifres e influência na fertilidade dos animais. Esta duplicidade de efeito do gene é conhecida como pleiotropia. A expressão do gene PIS para o caráter mocho é dominante para caráter mocho e recessivo para a ação sobre a fertilidade. A intensidade com que o gene se manifesta é conhecida como penetrância. Em relação à presença de chifres, o gene PIS possui penetrância completa para machos e fêmeas. Entretanto, em relação ao efeito sobre a fertilidade, tem penetrância completa apenas para as fêmeas, ou seja, todas são afetadas. 

Nota-se que o controle da frequência de animais com o gene relacionado ao caráter mocho é fácil de se executar, bastando eliminar todos os animais que se apresentem mochos ao nascer. Do acasalamento de animais com chifre, só descendem animais com chifre, findando o problema.

Existe um desbalanceamento nas frequências esperadas do caráter mocho nos acasalamentos reprodutor-mocho vs. fêmeas-chifres e reprodutor-chifre vs. fêmea-mocho. Como todas as fêmeas que possuem dois alelos de caráter mocho (PP) são estéreis, o caráter mocho é mais frequentemente expresso nos acasalamentos onde os reprodutores são mochos. Por isso, é recomendado sempre o descarte dos machos caprinos sem chifres.

Nota-se que a presença de apenas um alelo p, proveniente de um dos pais com chifres, anula os problemas com fertilidade. Daí o termo recessivo para a herança da ação sobre a fertilidade. A totalidade das fêmeas mochas apresentam alguma disfunção reprodutiva que leva à infertilidade, enquanto nos machos esta proporção é de apenas 60%.

O caráter mocho é um fenômeno curioso dentro da genética, pois determina diferenciação sexual através de herança autossômica, ou seja, genes que afetam a diferenciação sexual mas não estão dentro dos cromossomos sexuais X e Y. O gene PIS (Polled Intersex syndrome) está localizado no cromossomo 1 de caprinos, na posição q43. Ele possui homólogos, ou seja, genes com a mesma forma, em bovinos e ovinos porém, nestas espécies, não há ligação entre o caráter mocho e a sexualidade.

Em suma:

NÃO É POSSÍVEL OBTER UMA LINHAGEM DE CAPRINOS MOCHOS E FÉRTEIS, UMA VEZ QUE O GENE QUE DETERMINA O CARÁTER MOCHO TEM EFEITO PLEIOTRÓPICO SOBRE A FERTILIDADE.

O CARÁTER MOCHO SÓ ACARRETA PROBLEMAS DE INFERTILIDADE QUANDO AMBOS OS PAIS SÃO MOCHOS HOMOZIGOTOS. ASSIM, PARA EVITAR PROBLEMAS FUTUROS NA CONDUÇÃO DO REBANHO, BASTA QUE UM DOS PAIS TENHA CHIFRES. DE PREFERÊNCIA, O REPRODUTOR, QUE DEIXA MAIOR NÚMERO DE DESCENDENTES NO REBANHO. DESTE MODO, NÃO É RECOMENDADO MANTER O REPRODUTOR MOCHO NO REBANHO.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária