China retomará importação de frigoríficos suspensos no início da pandemia
A China deve anunciar nos próximos dias a retomada das importações de carne dos quatro frigoríficos do Rio Grande do Sul suspensos
China retomará importação de frigoríficos suspensos no início da pandemia

A China deve anunciar nos próximos dias a retomada das importações de carne dos quatro frigoríficos do Rio Grande do Sul suspensos no início da pandemia de Covid-19 no Brasil, após uma série de auditorias realizadas por videoconferência entre final de setembro e início de outubro. As inspeções abrangeram as oito unidades atualmente suspensas para avaliar todos os protocolos adotados para a prevenção e controle de eventuais casos da doença.


“Algumas plantas haviam tido as exportações suspensas por conta do registro de casos da doença entre os funcionários. Então, o foco desta auditoria foi avaliar todos os protocolos adotados pela empresa para a prevenção e controle de eventuais casos”, explica, em nota, o auditor fiscal federal agropecuário Adriano Guahyba. Os quatro frigoríficos gaúchos suspensos entre final de junho e início de julho tiveram parecer favorável à retomada dos embarques: JBS em Passo Fundo e em Três Passos, e a BRF e a Minuano em Lajeado.


Ainda de acordo com o auditor fiscal, as autoridades chinesas exigiram que funcionários do Ministério da Agricultura realizassem a transmissão das inspeções, a quem coube narrar os procedimentos aos auditores chineses, explicando passo-a-passo as medidas e protocolos adotados conforme as exigências do governo chinês e recomendações da Organização Mundial da Saúde.


“A transmissão era feita com três locais participantes. Daqui falávamos, a intérprete contratada pela Embaixada do Brasil na China traduzia, e os militares do governo chinês, liderados por uma auditora em um outro ponto de Pequim, ouviam as explanações e faziam perguntas”, conta Guahyba. Com o fim da suspensão aos frigoríficos do Rio Grande do Sul, restam quatro unidades impedidas de exportar para a China: Marfrig de Várzea Grande (MT), BRF em Dourados (MS), Cooperativa Aurora em Xaxim (SC) e Chapecó (SC).


Fonte: Globo Rural.