COMO ESCOLHER UM TOURO NELORE PO?
Saiba o que observar e levar em consideração na hora de escolher o seu Touro Nelore P.O.
COMO ESCOLHER UM TOURO NELORE PO?

Força, imponência e adaptabilidade! Quando falamos dessas características os olhos de qualquer criador brilham, atributos esses que representam a Raça Nelore. Mas seja qual for a raça, é o investimento em bons reprodutores e matrizes que vai te ajudar chegar mais rápido nos objetivos da sua criação e te fazer alcançar a lucratividade do sistema produtivo.

Por que o Nelore?

Para começar essa história é importante destacar o contexto que se encontra a raça. Com o efetivo estimado de 85% do total de cabeças de gado de corte do Brasil, segundo a (ACNB). E esse quantitativo não foi por acaso, a raça teve a sua origem na Índia Ocidental, chegando no Brasil em meados dos anos 60, em Salvador (BA). A partir desse período, os rebanhos cresceram, receberam investimento em genética, em tecnologia e hoje os nossos animais têm apresentado cada vez animais precocidade, prolificidade, alta adaptabilidade resultando em excelente desempenho. 

Após tantos anos de investimentos, a criação de animais de corte conta com um vasto aparato de critérios para a escolha dos melhores animais. Mas como o criador que não possui em suas mãos avaliações genéticas minuciosas, modelos matemáticos e banco de dados refinados pode escolher o seu reprodutor ideal? A equipe da erural vai te ajudar a identificar critérios importantes para não falhar nessa escolha.

Quais os primeiros passos para treinar os olhos?

A avaliação visual ainda é o método mais utilizado quando o assunto é selecionar os melhores reprodutores. Seja por técnicas consolidadas ou empiricamente olhos bem treinados, esse método de avaliação permitiu a domesticação dos animais e nos trouxe a infinidade de raças que temos hoje.

 Atualmente para auxiliar o produtor a visualizar os melhores animais para aquisição, estudiosos da área vem desenvolvendo diversas metodologias como: o CPMU, EPMURAS, MERCOS e o EPMU. Mas seja qual for o método de avaliação adotado, o primeiro passo para uma boa seleção é treinar os olhos, e nós do Time Erural sugerimos alguns passos que valem a pena dar atenção. O olho nos pontos certos, independente da metodologia adotada é essencial para fechar um bom negócio na compra do reprodutor Nelore P.O.

Como identificar a conformação corporal ideal?

Para confinamento ou a pasto, o produtor especializado em corte precisa de carcaças bem-acabadas no menor tempo possível.  E na escolha do PO ideal é importante predizer se ele será eficiente em transmitir para suas progênies animais de boa musculatura e também deposição de gordura mais precocemente.

Uma técnica para conseguir estimar essa característica tendo em vista alguns métodos citados acima, é preferir indivíduos com costelas bem inseridas e maiores em relação à altura de seus membros. Outro ponto é identificar uma musculosidade bem distribuída, pois isso sugere bom acabamento. Observe se as espinhas dorsais estão cobertas e se na inserção da cauda do animal existe deposição de gordura.

Já o cupim, é uma peculiaridade nos zebuínos. Então nos nelores, o cupim deve ter a conformação bem implantada e lembrar uma castanha de caju, e os pêlos que cobrem essa região para animais de pelagem branca deve ser de coloração levemente mais escura. 

Qual o tamanho ideal do Umbigo?

É muito importante avaliar o umbigo de reprodutores porque além de ser um atributo extremamente funcional no momento da monta, será uma característica possivelmente repassada para a prole desse animal. Nessa avaliação, é de extrema importância evitar os excessos, não optando por indivíduos que tenham animais de umbigos colados ou penduloso, preferindo reprodutores que apresentem descida de umbigo no máximo até do joelho.

 Masculinidade

Avaliar a masculinidade do animal é muito importante para classificá-lo como um bom reprodutor. Apesar de ser uma característica subjetiva, a prática torna essa visualização mais rápida. Um nelore másculo, apresenta um pescoço musculoso, inserido de forma uniforme até o tronco, o seu chanfro é mais largo e reto que o na fêmea. E a barbela também é mais acentuada e pregueada.

Temperamento do Nelore

Apesar da fama de uma raça brava, o nelore apresenta um temperamento ativo e dócil. A sua reatividade irá depender do tipo de manejo e forma de criação. Quanto mais o animal vai para o curral e tem o contato com os peões, maior será o costume do animal com as pessoas e mais rápido será o manejo. Mas de uma coisa você pode ter certeza, um bom Nelore sempre será ativo e imponente.

Circunferência escrotal

Para essa mensuração, estudos indicam que animais com maior perímetro escrotal apresentam também maior produção diária de espermatozóides. Esse fato está associado a fertilidade, precocidade sexual e outras características reprodutivas. Para avaliarmos a circunferência escrotal, realizamos a medição do contorno da porção superior do saco escrotal, na parte mais larga, um técnico pode te auxiliar nas medidas corretas de acordo com a idade do animal.

Cuidado nos membros

Como optar por um reprodutor que não consegue desenvolver a sua principal função no rebanho? Para identificar se o animal vai conseguir se sustentar durante a monta, sugerimos que ele seja avaliado tanto parado como em movimento. Ao andar o bovino deve estar com os membros retos e pisada firme. Os aprumos devem ser perfeitos, os cascos precisam ser uniformes, sadios e para os nelores, de coloração preta. Já os joelhos, não podem apresentar inchaço e os membros precisam ser fortes. Se estiverem com o aspecto fraco ou defeituosos deve-se evitar a sua escolha.

Olhos nos Parâmetros Genéticos

Reprodutores avaliados em programas de melhoramento contam com um diferencial no momento da escolha. Esses animais apresentam os valores de Acurácia, Dep, Percentil TOP e DEC, parâmetros de avaliação genética que permitem o ranqueamento das características econômicas que você deseja trabalhar em seu rebanho. A diferença entre reprodutores com essas avaliações é que eles maximizam o progresso genético em menor tempo porque passaram por um criterioso processo de avaliação genética.

Além das dicas acima, seja qual for o método de avaliação escolhido o produtor precisa treinar bem os olhos para o momento da escolha do seu reprodutor. Optando por um nelore que apresente um corpo com as características harmônicas e o mais direcionadas possível para o seu objetivo de criação. A equipe da erural conta com o time certo e bem treinado para te auxiliar na escolha do seu Touro Nelore PO. Focando em touros que possibilitem o sucesso de sua criação.