Como funciona a técnica do pastejo rotacionado
O pastejo rotacionado confere ao produtor rural a disponibilidade de pastagem para seu rebanho, fornecida de forma fracionada
Como funciona a técnica do pastejo rotacionado

Dentre os demais sistemas de manejo que podem ser adotados para a criação de gado, o método do pastejo rotacionado é o que escolhemos para tratar hoje.

O pastejo rotacionado confere ao produtor rural a disponibilidade de pastagem para seu rebanho, fornecida de forma fracionada.


De maneira resumida, quando o pasto de um piquete é consumido pelos animais, o piquete seguinte se encontra com quantidade de forrageiras suficientes para nutri-los, desta forma os animais migram de um piquete para o outro, deixando o anterior com um tempo de descanso para se recuperar, realizando assim um ciclo que se repete de acordo com a necessidade.


Para que haja sucesso com a implementação desse método, é necessário compreender seus requisitos e sanar dúvidas que possam ser comuns, Como: Quantos animais posso ter em um piquete, qual deve ser o seu tamanho, qual seu período de descanso e etc.


Portanto aprenderemos hoje, quanto tempo seu piquete precisa de descanso.


Isso significa, por quanto tempo depois de utilizado seu piquete deve permanecer vazio, até que esteja recuperado e próprio para que seus animais se alimentem nele novamente.


Explicaremos simplificadamente alguns fundamentos básicos  para facilitar sua compreensão sobre o assunto. Para isso precisamos considerar alguns fatores como:


  • O período de descanso necessário de acordo com a espécie de forrageira na época das águas;

  • O periodo de ocupacao do pasto.


Deve-se levar em conta que o  período de descanso depende de acordo com a espécie de forrageira, assim como a qualidade do solo e o clima da região





Fonte da imagem: Embrapa



A avaliação dos piquetes deve ser realizada minuciosamente, pois é necessário considerar que o tempo de descanso pode ser estendido ou diminuído dependendo das condições do clima e do solo.



Fonte da imagem: Embrapa



Saiba que é desinteressante manter seus animais no mesmo piquete por muito tempo, pois durante o primeiro dia os animais terão acesso à um alimento de alto valor nutritivo, que por sua vez, diminuirá gradualmente ao passar dos dias.


Vamos exemplificar o período de descanso do piquete logo abaixo:



No caso do capim mombaça(panicum maximum cv. mombaça) o resultado é



Se o período de ocupação do piquete for de 1 dia (30 ÷ 1)+1 = 31 piquetes.

Se o período de ocupação do piquete for de 2 dias (30 ÷ 2)+1 = 16 piquetes.



Ou seja, se o período de ocupação de 01 dia fosse adotado por você, seria necessário  separar sua área de pastagem em 31 piquetes.



Desta forma seu piquete de número 01 e seus subsequentes, teriam seu período de descanso respeitados, atendendo aproximadamente aos 30 dias de descanso requeridos de acordo com a espécie de forrageira implantada. 



Considere o mesmo raciocínio para diferentes períodos de ocupação, alterando apenas o período de ocupação na fórmula, caso necessário.



INFORMAÇÃO EXTRA

A estadia prolongada como dita posteriormente não é indicada, principalmente para a criação de gado de aptidão leiteira, devido a flutuação da produção de leite, que depende estritamente da nutrição das vacas


Indica-se de 01 à 02 dias de permanencia no mesmo piquete para vacas leiteiras. 



Em nossa próxima publicação aprenderemos como calcular o tamanho dos piquetes, acompanhe nosso blog para ficar por dentro de tudo.


Referência: Embrapa