Como planejar a compra de insumos para sua fazenda: proposta de um programa de compras!
Conheça um roteiro prático e simples para a compra de seus insumos.
Como planejar a compra de insumos para sua fazenda: proposta de um programa de compras!

Ao verificar o avanço nas produções agropecuárias é imprescindível o uso cada vez mais da eficiência e eficácia para atingir os graus desejados de produção e  produtividade, nestes aspecto a compra racional de insumos (medicamentos veterinários, produtos de nutrição animal, reprodução e demais insumos) é um importante componente neste processo e constituem-se um verdadeiro desafio para o produtor rural, principalmente os produtores que trabalham em produções pecuárias, que muitas vezes não possuem a cultura de planejamento.

O uso do planejamento das produções agropecuárias é observado nos produtores agrícolas que planejam sua safra ano a ano com a compra planejada dos principais insumos como defensivos, fertilizantes, sementes, óleos lubrificantes e demais insumos, pois obedece rigorosamente ao critério técnico na aquisição dos insumos e negociam de maneira diferenciada com os fornecedores.

Nas produções animais, observa-se a utilização dos critérios mencionados nos produtores de aves e suínos, tanto independentes quanto integrados (estes “guiados” pelas integradoras), e nos produtores de pecuária intensiva, principalmente os confinadores de gado de corte. Estes produtores engajam-se no perfil do produtor agrícola quanto à utilização do critério técnico na compra e negociação dos insumos.

Entretanto, a grande maioria das fazendas de produção pecuária de corte e leiteira, não possuem uma previsão anual de produtos, um planejamento de compras, escolha de fornecedores, manutenção de estoques e outros requisitos para um bom funcionamento da farmácia na fazenda e na compra dos principais insumos pecuários. 

Geralmente o principal critério de compras é fundamentado quando o gerente ou o colaborador da fazenda avisa que o sal acabou , que a ração vai acabar e que está faltando tais medicamentos.

Todos os fatores mencionados levam ao desperdício de materiais, produtos com prazos de validade vencidos ou até mesmo ausência de medicamentos no momento de emergência que pode comprometer a vida dos animais induzindo graves prejuízos financeiros a propriedade e aos fazendeiros.

Diante da realidade apresentada e após ministrar mais de vinte anos a disciplina de Gestão Agropecuária e Planejamento Rural nos cursos de Veterinária e Agronegócios , apresento um passo a passo para a compra de insumos agropecuários em sua fazenda, ressaltando que foi baseado no conteúdo da disciplina Administração da Produção no qual adaptamos para a realidade agropecuária.

Eis a nossa proposta:

  • Elaboração do inventário dos insumos presentes na propriedade: Antes de iniciar a compra de novos insumos o fazendeiro deve fazer um inventário dos produtos agropecuários (vacinas, sementes, suplementos, etcc) presentes na fazenda. Isto vai evitar compras desnecessárias e desperdícios, além de orientar as compras;

  • Fazer um controle de estoque dos produtos presentes: Elaborar um controle de estoques dos produtos, equipamentos e demais utensílios. É uma importante ferramenta de gestão cujo objetivo é de fornecer informações da quantidade de itens estocados e seus respectivos valores. 

  • Planejamento de Compras: De posse do inventário, do controle de estoques, o produtor parte para o Planejamento de Compras, baseado no Calendário Técnico das Atividades. Sem este estudo técnico ( épocas de vacinações, vermifugações, nascimentos, período produtivo), o produtor  não tem como comprar os produtos corretos e direcionados para suas atividades, comprando na maioria das vezes produtos repetidos, e levando a grandes desperdícios de dinheiro e de produtos.

  • Escolha de Fornecedores: A escolha de fornecedores é de suma importância para o fornecimento de produtos e medicamentos veterinários, pois ao estabelecer uma relação de confiança com os fornecedores, pode-se evitar o desabastecimento de produtos, há uma melhor negociação na compra dos insumos, além de ter uma ótima negociação entre produtor e fornecedor.

A princípio, a adoção destas medidas pode parecer complicado, mas com o passar do tempo, o produtor começa a adquirir uma cultura de gestão e planejamento de sua produção, obtendo melhores resultados e lucros.

Ao concluir este artigo verifica-se que a adoção de um planejamento de compras na sua fazenda vai evitar desperdícios nas compras e otimizar a sua gestão.

Então mãos à obra. Até uma próxima oportunidade.

Deseja conhecer soluções para sua fazenda, acesse www.farmacianafazenda.com.br/planilhas  e conheça nossas planilhas no qual contém inventário, controle de estoques e planejamento de compras.