Como preparar rações para o Semiconfinamento
Você sabe preparar corretamente a ração no seu semiconfinamento? Veja algumas dicas do professor Guilherme Vieira.
Como preparar rações para o Semiconfinamento

Quando se inicia a produção intensiva, tanto o semiconfinamento quanto ao confinamento, o ganho de peso é conseguido com administração de rações concentradas juntamente com os volumosos.

A administração de rações nestes sistemas produtivos tem como finalidade acelerar a produção intensiva assim como promover um bom acabamento dos animais, logo um bom preparo de rações garante a qualidade visando a engorda dos animais.


Você sabe preparar corretamente a ração no seu semiconfinamento? Veja algumas dicas do professor Guilherme Vieira.

O preparo das rações consiste em misturar os ingredientes seja no misturador, seja no vagão misturador ou na enxada.

O objetivo de misturar os ingredientes é um conseguir um produto final (mistura - ração) completamente homogêneo e com as características nutricionais planejadas (fórmulas das rações).

A mistura com a enxada não oferece uma boa homogeneização e consequentemente não produz uma ração de qualidade.

O ideal é possuir um vagão misturador ou se pretende aumentar sua produção ter uma boa fábrica de rações, com um bom triturador e misturador. Seguem algumas orientações para fazer uma boa mistura de rações em sua fazenda:

  • Primeiramente fazer as manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos (Você já pensou os equipamentos quebrarem e sua fazenda ter mais de duzentos animais em produção?)
  • Limpar os equipamentos após a realização das operações;
  • Usar cada fórmula específica para cada fase da produção (inicial, intermediária e terminação);
  • Ler com atenção as indicações, quantidades dos ingredientes, produtos (premix e núcleos) e seguir rigorosamente suas recomendações;
  • Comprar ingredientes de qualidade, concentrados energéticos e proteicos de origem idônea;
  • Antes de iniciar a mistura, primeiramente faz a moagem do milho ou sorgo, obedecendo a granulometria recomendada.
  • Outro fator a ser considerado é o tempo de mistura. Deve-se observar as indicações do fabricante do misturador, mas usualmente um bom tempo de mistura é de 20 (vinte) minutos, para que ocorra uma boa homogeneização da ração.
  • Finalizada as operações, e com o motor desligado, proceder a limpeza do misturador e das peças, fazendo a inspeção dos outros equipamentos.
 

Guilherme Augusto Vieira[1]



[1] Médico Veterinário, Doutor em História das Ciências, Farmácia na Fazenda/Semiconfinamento, Consultor do Giro do Boi – Canal Rural – [email protected]

Estamos ao vivo agora com o
2º LEILÃO ERURAL EMBRYO

Assistir Leilão ×