Conheça a Linhagem Nelore Baiana (BA)
Um pouco sobre a linhagem que tem se provado como excelente opção para a pecuária baiana.
Conheça a Linhagem Nelore Baiana (BA)

Há um respeito enorme em todo o Brasil em relação aos baianos, um povo tão naturalmente identificado com a diversidade do País e seus sincretismos. Logo, quando lhes dão a palavra, sempre há muita coisa para se ouvir. E mais uma vez eles têm, agora na arte de mostrar seu Nelore.

A Linhagem Baiana é trabalhada por um grupo de criadores que apostaram no modelo Ongole. Hoje são moeda da vez na seleção que valoriza o produto final da pecuária de corte bovina: a carne. Trata-se de uma herança importante na raça, em termos de refrescamento de sangue com positividade.

A ultrassonografia de carcaças mostra índices acima da média do rebanho nacional do Nelore em AOL, EGS e Marmoreio; portanto na qualidade da carne. São bovinos de descendência centenária, cujos melhores, hoje já despontam em sumários de DEPs. Vale lembrar há pouco tempo foram submetidos a esta avaliação.

Esses criatórios, estimulados pela atual demanda, investem em multiplicação. São provenientes de grifes que se misturam com a história do Nelore brasileiro. Um gado “predestinado” é o Nelore com precocidade, desempenho, suculência da carne, tipo, natural e dócil, além de excelente padrão racial.

A Linhagem vem de trabalhos como o do Joãozito Andrade (Faz. Trindade), Miguel Vita (Faz. Soraia) e do Nelore OM, hoje tocado por Paulo Machado. E da utilização dos serviços de grandes raçadores, como Akasamu, Padhu e Suvarna.

Luiz Sande, um dos integrantes do grupo e atual presidente da ABCN é enfático ao afirmar que a coletividade de neloristas quer animais bons de DEPs, mas equilibrados em todas as suas características. “Todos que trabalhamos com o Nelore devemos nos unir e nos colocar em prol da raça, principalmente como principal produtora de carne no País”, conclui.

Uma das maiores referências em genética nelore da Bahia é a Fazenda Lagoa do Morro, ela que já foi a maior fazenda produtora de café do mundo e a responsável por desenvolver o primeiro embryo center da Bahia, hoje dispõe de um rebanho PO com as melhores características que se pode desejar na raça. O investimento ao longo  dos anos em animais superiores e importação de sêmen da mais alta qualidade tornou o rebanho nelore PO da Lagoa do Morro um dos melhores do Brasil.

Pensando no engrandecimento da pecuária do Brasil, a Fazenda Lagoa do Morro decidiu retornar a promoção de leilões, para assim fornecer o que há de melhor na genética da raça nelore para produtores de todo país, ajudando no fortalecimento dos rebanhos brasileiros e impulsionando o agronegócio nacional. Acontecerá no dia 11 de novembro o Leilão Tradição Lagoa do Morro, não perca essa oportunidade de adquirir os melhores animais para seu rebanho, serão oferecidos 20 touros Nelore PO melhoradores, 20 matrizes Nelore PO prenhas ou paridas, e uma oferta especial de 150 animais de corte, clique aqui para acessar a pagina do leilão e conferir as ofertas.