Conheça as cinco principais plantas tóxicas do Brasil que podem matar gado.
-
Conheça as cinco principais plantas tóxicas do Brasil que podem matar gado.

Em complemento à entrevista desta quinta, 11, com o médico veterinário Andrew Vitório, técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que informou que a ingestão de plantas tóxicas podem ter causado a morte de cerca de 40 cabeças de gado que seguiam em comitiva no Pantanal da Nhecolândia, na região de Corumbá-MS no fim de fevereiro, o Giro do Boi divulgou resumo de um estudo que elencou as principais plantas tóxicas existentes no Brasil que podem levar à morte de bovinos.

Confira na lista a seguir:

ERVA-DE RATO

Também conhecida com os nomes de cafezinho, café-bravo, cotó-cotó ou tangará-açu. Na fase adulta, chega a até dois metros e meio de altura. Com exceção da Região Sul e Mato Grosso do Sul, a erva-de-rato pode ser encontrada em todo o Brasil.

CORONA

Na Bahia é chamada de timbó e quebra-bucho. Em Minas Gerais, rama amarela e, no Espírito Santo, suma-branca e suma-roxa. É bastante comum no Centro-Oeste e Sudeste.

CIPÓ-RUÃO

Também chamado de cipó-preto, é comum na Região Sudeste e já matou rebanho inteiro em fazendas do Vale do Paraíba, em São Paulo, e na região de Governador Valadares, Minas Gerais. O desenvolvimento do cipó-ruão acontece principalmente na época da seca.


SAMAMBAIA

É bonita e decorativa, mas o pecuarista não pode deixar seu gado se alimentar dela, pois os bois podem morrer intoxicados. A samambaia é encontrada em todo o Brasil, principalmente em lugares úmidos e nas encostas de morros.

COERANA

É a planta tóxica que mais mata gado na Região Sudeste, principalmente no estado do Rio de Janeiro.

Em caso de detecção de alguma destas plantas tóxicas na fazenda, o produtor deve retirar o gado do piquete infestado imediatamente e chamar o engenheiro agrônomo para eliminá-la da propriedade.


Fonte:Giro do Boi