Conheça os 7 passos para deixar os bebedouros limpos em sua fazenda
Uma proposta de um Programa de Higiene de Bebedouros e seus passos para uma limpeza e higiene adequada.
Conheça os 7 passos para deixar os bebedouros  limpos em sua fazenda

Prezados leitores da erural, no artigo anterior mencionei como ocorre o aparecimento de sujeira e algas nos bebedouros além dos problemas sanitários.

Neste artigo irei discorrer sobre a proposta de um Programa de Higiene de Bebedouros e seus passos para uma limpeza e higiene adequada. 

Geralmente a limpeza e higiene dos bebedouros nas fazendas são relegadas a um segundo plano. 

São realizadas periodicamente, na maioria das vezes utilizam produtos inadequados, como cal virgem e detergentes caseiros, e os peões reclamam que mal acabam de lavar os bebedouros e a “sujeira” volta toda de novo, com a presença de algas, as boias entopem e os animais não bebem água direito.

Como os senhores sabem, a água tem um importante papel na produção animal, além de “matar a sede” dos animais, mantem o seu equilíbrio orgânico, além de estimular o consumo de alimentos e sais minerais.

Consumir água de péssima qualidade pode predispor os animais a doenças e altera todo o seu equilíbrio orgânico levando ao emagrecimento, não consumindo alimentos e o sal mineral.

Diante deste quadro, foi elaborado um Programa de Higiene de Bebedouros (PHB), constituídos de várias etapas a serem seguidas.

Antes de mencionar as etapas do PHB, gostaria de esclarecer que o simples fato de esfregar as paredes e pisos dos bebedouros e enxaguar, usar cal virgem, utilizar detergentes neutros ( uso doméstico) e desinfetantes caseiros, não vai resolver os problemas, pois não serão removidas as “sujidades pesadas” ,presentes nas paredes e piso dos bebedouros, que são “ricas” em substratos orgânicos (bactérias , fungos) e consequentemente com a higiene inadequadas,  as sujeiras voltarão como sempre acontece.

Conforme mencionado, seguem as etapas do Programa de Higiene de Bebedouros ( 7 passos):

  • Primeiro seque e escorra toda água do bebedouro;
  • Depois desmonte e limpe as boias, os canos e faça a manutenção dos canos e equipamentos, retirando toda a sujeira da superfície;

  • Com o bebedouro seco, realize a limpeza seca, varrendo e retirando todos resíduos;

  • Depois proceda a limpeza úmida com jateamento de água no chão e parede dos bebedouros, logo depois use os detergentes apropriados;

  • Após esta etapa utilize sanificantes profissionais, registrados no Ministério da Agricultura/ ANVISA, utilizando a dosagem recomendada;

  • Após utilizar o sanificante, deixe o produto agir por 1 (uma) hora nas superfícies do bebedouro;

  • Monte o complexo boia e volte a encher novamente o bebedouro;



Utilizando os passos sugeridos, a utilização correta dos produtos (detergentes e sanificantes) , uso da cloração da água (sim a água da fazenda deve ser limpa, sem matéria orgânica e tratada), os bebedouros da sua fazenda terão um bom tempo com água limpa, lembrando que a limpeza e higiene dos bebedouros devem ser realizadas periodicamente. 

Quem desejar conhecer mais sobre o nosso trabalho, visite o link: www.farmacianafazenda.com.br/higiene ou [email protected] -71-99161-2740

Conheça e adquira o nosso Manual Programa Higiene de Bebedouros

Disponível em: www.farmacianafazenda.com.br/higiene