Dia do Leite: preços devem ser maiores em junho, diz presidente da Abraleite
De acordo com Geraldo Borges, a alta deve levar alívio aos produtores que passam por um momento de custos altos na produção devido ao dólar
Dia do Leite: preços devem ser maiores em junho, diz presidente da Abraleite

Para comemorar o Dia Mundial do Leite neste 1º de junho, o presidente da Abraleite, Geraldo Borges, afirmou com exclusividade ao Canal Rural que o preço pago ao produtor em junho deve ser mais animador.  “Com a queda na oferta, esperamos que o preço pago ao produtor de agora em diante comece a subir. Isso porque já estamos percebendo esse movimento no mercado spot, onde as indústrias vendem umas para as outras, e a alta já é significativa nos últimos dias”, afirma o presidente.

“O produtor está passando por um momento de custos altíssimos por conta do dólar em alta e isso torna o custo de produção extremamente elevado.  Nos tivemos inclusive como manutenção, baixa de preços nos últimos meses a nível de Brasil. Então, essa correção é necessária para o produtor e ela é esperada nos próximos dias”.

Dia Mundial do Leite

Geraldo enfatizou a importância do setor leiteiro na economia. “Precisamos mostrar para o consumidor e sociedade em geral não só os benefícios do leite como um alimento saudável para todo o ciclo da vida, mas também divulgar a importância que é a nossa cadeia produtiva leiteira, que tem produção em 99% dos municípios brasileiros, onde ele movimenta a economia local de todas essas cidades”, diz.

“A cadeia leiteira gera milhões de emprego, é uma importante aliada contra o êxodo rural, garante renda de outras de centenas de famílias de pequenos agricultores”, explica o presidente da Abraleite.

Coronavírus

Em meio a crise gerada pela pandemia de Covid-19, Geraldo Borges afirma as últimas semanas estão sendo contornadas da melhor forma pelo setor. “Tivemos nessas últimas nove semanas de pandemia, diversos tipos de cenários que se modificaram com o tempo. Foi um momento bem difícil assim como para  agronegócio em geral, com problemas pontuais, mas diante do apoio ao setor de toda a população estamos contornando tudo isso”, afirma ele.

Fonte: Canal Rural