ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENÉTICO BRASILEIROS
Se você acompanha de perto os leilões e a pecuária nacional certamente já ouviu o termo Deca 1. Mas, afinal de contas, o que é um animal classificado como Deca 1?
ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENÉTICO BRASILEIROS

No Brasil são três os principais programas de melhoramento genético de bovinos mais populares entre os criadores do país: o PMGZ(Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, promovido pela ABCZ), o Embrapa Geneplus(promovido pela Embrapa) e o programa da ANCP(Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). O PMGZ é o mais difundido e já avaliou cerca de 16 milhões de animais. 


Criado e gerido pela maior associação de criadores do Brasil, o PMGZ avalia todas as raças zebuínas através de uma série de critérios, sendo os de maior peso para um animal de raças de corte ser considerado melhor: crescimento, habilidades maternais, fertilidade, carcaça e morfologia. 



Semana Especial Deca 1 erural

A partir daí é gerada uma pontuação geral, denominada iABCZ(Índice ABCZ) e uma divisão que considera a posição desse animal no comparativo ao seu rebanho contemporâneo, denominada Deca. O grupo de animais de uma mesma idade, que apresenta o melhor resultado com base nas características definidas pelo programa, estão no grupo Deca 1, sendo considerados os 10% melhores do rebanho nacional avaliado. O segundo grupo melhor qualificado, é classificado como Deca 2 e por aí vai. 


Nos outros dois programas não há essa subdivisão por grupos, apenas por indivíduos, mas o conceito de classificação é semelhante. A classificação de pontuação gera uma porcentagem que define exatamente em qual lugar da “pirâmide” do rebanho nacional o indivíduo está, do melhor para o pior animal. O animal Top 0,1% é um indivíduo que a cada mil animais, há um igual a ele. O Top 1% tem dez e o top 20% tem duzentos animais iguais a ele.




Animais que tem uma classificação melhor em um programa tendem a ser melhor valorizados comercialmente, mas há de se valorizar também a importância de um animal Deca 2, Deca 3 em rebanhos que o melhoramento genético ainda está evoluindo. Raros são os rebanhos nacionais que tem um nível tão avançado a ponto de ter somente animais do topo de avaliação. E você, pecuarista, já adotou algum programa de avaliação na sua propriedade? Você classifica que isso tem ajudado? Conta pra nós que a erural está aqui para te ajudar! :)