Exame andrológico em bovinos: O que é, como funciona e qual a importância?
Apenas aproximadamente 55% dos touros em serviço são férteis, entre 20 e 40% são subférteis e 5% dos touros são animais inférteis. Entenda como o exame andrológico pode impactar na identificação da fertilidade do rebanho!
Exame andrológico em bovinos: O que é, como funciona e qual a importância?

Para minimizar e evitar as perdas na produção é importante identificar a eficiência reprodutiva do rebanho e quais são as dificuldades de reprodução que serão enfrentadas, como: a esterilidade, infertilidade e a subfertilidade.

Contudo, conforme dito por Anaís Camacho - nossa especialista, é preciso também estar atento ao controle reprodutivo, que engloba intervalo entre partos, taxa de inseminação/serviço, taxa de prenhez e taxa de concepção do gado de leite, para que o mesmo proporcione uma boa eficiência das vacas e com o mínimo de desperdício.

Touro com dificuldades de reprodução 

O touro estéril é classificado como aquele que definitivamente é incapaz de reproduzir e pode ser identificado mais facilmente, após a verificação da vaca na estação de monta.

O infértil é aquele que apresenta, temporariamente, a incapacidade reprodutiva e pode representar a perda de 25 a 50 bezerros, conforme a relação touro:vaca utilizada.

Já o touro subfértil, apresenta redução de potencial reprodutivo.

Em ambos os casos, o touro infértil e subfértil, pode ser diagnosticado pelo médico veterinário, por meio do exame andrológico.

O que é exame andrológico?

O exame andrológico tem prazo de validade de 30 dias e é definido como o conjunto de procedimentos, que visam avaliar as condições clínicas e estimar o potencial reprodutivo dos machos.

Além disso, esse exame é indicado para:

  • Avaliação do reprodutor antes da estação de monta;
  • Relações de comercialização de reprodutores;
  • Verificar ocorrência de falhas reprodutivas no rebanho;
  • Determinação da ocorrência da puberdade;
  • Diagnóstico de problemas de fertilidade;
  • Ingresso nas centrais de inseminação, com vistas à congelação de sêmen.


Como funciona o exame andrológico? 

Durante a realização do exame, o touro é avaliado por exame clínico geral e exame específico.

No exame clínico geral, são examinadas as condições dos diversos sistemas (respiratório, circulatório, nervoso, digestivo, locomotor), tanto em repouso como em movimento, o comportamento sexual, histórico do animal e se há algum problema.

Já no exames específicos do sistema genital (testículos, escroto, epidídimos, cordões espermáticos, prepúcio, pênis e órgãos internos) são examinados por inspeção e/ou palpação:

  • Dimensões e biometrias testiculares;
  • Simetria e posição;
  • Sensibilidade, principalmente à dor;
  • Consistência e a mobilidade dos componentes do sistema genital e sua compatibilização com a idade, com o desenvolvimento e raça;
  • Espessura da pele, aderência e se há lesões;
  • Temperatura;
  • Espermiograma:

    - Volume, aspecto, turbilhonamento, motilidade, vigor e concentração.

Qual a importância do exame andrológico?

Após o resultado do exame, o veterinário emite um laudo que consta se o animal está apto, apto com reservas ou não à reprodução.

É através desse exame andrológico, que podem ser detectadas alterações do desenvolvimento do sistema genital, alterações regressivas, alterações progressivas e alterações inflamatórias nos diversos órgãos, bem como distúrbios na libido e na habilidade de cópula.

Identificar a situação em que o gado se encontra é primordial para a tomada de decisões!

A coleta de dados é extremamente relevante para o produtor, pois gera a cultura de análise e acompanhamento do rebanho, viabiliza o cumprimento de metas a curto, médio e longo prazo.

Fonte: PRODAP/ por Sâmara Pazara Paz