Exportações de carne bovina da Austrália recuam 31% em setembro
Foram vários os clientes que compraram menos, mas a principal queda no comércio foi com a China
Exportações de carne bovina da Austrália recuam 31% em setembro

A queda dramática observada nas taxas internas de abate em 2020 foi refletida nas exportações de carne bovina da Austrália, que caíram 31% em comparação com o resultado registrado no mesmo período do ano passado, segundo informa o portal australiano Beef Central, com base em dados divulgados pelo Departamento de Agricultura daquele país.


Os embarques australianos atingiram 72,6 mil toneladas no mês passado, o menor volume mensal visto em pelo menos uma década. Na comparação com o resultado de setembro de 2019, de 105 mil toneladas exportadas, a queda foi 44% (ou 33 mil toneladas), de acordo com a Beef Central.

No acumulado do ano, a Austrália exportou 793 mil toneladas de carne bovina resfriada e congelada, uma queda de 11% (ou 102 mil toneladas) sobre o volume obtido em igual período do ano passado.


Segundo o portal australiano, essa queda nos embarques do país da Oceania será ainda mais forte nos próximos meses, “já que agora é evidente que o acesso ao gado para abate permanecerá muito restrito até pelo menos o próximo ano”.


De acordo com a reportagem da Beef Central, em toda região leste da Austrália há um declínio gradual nas taxas de abate desde abril, quando as matanças semanais estavam em torno de 140.000 cabeças, e atualmente estão lutando para chegar a 100.000 cabeças semanais – um declínio de 40%. “Isso se deve principalmente ao impacto da redução do rebanho nacional após uma seca severa durante os anos 2018-19”, justifica o portal, acrescentando que, “mais recentemente, uma sequência de fechamentos de matadouros, seja por medidas de controle da Covid-19, seja pela falta generalizada de gado, também contribuiu para a redução da produtividade”.


Impacto China


A maioria dos principais mercados atendidos pelos exportadores de carne bovina da Austrália foram impactados por menores volumes de vendas no mês passado, mas a queda no comércio com a China foi a mais aguda. Em setembro, os embarques ao mercado chinês atingiram apenas 10,4 mil toneladas, um recuo de 11% em relação ao resultado do mês anterior (já fortemente impactada pelas taxas reduzidas de abate) e retração de 64% sobre as remessas feitas em setembro do ano passado.


São vários os fatores que contribuíram para o baixo resultado dos embarques à China, além do simples declínio na disponibilidade de carne bovina australiana, relata a Beef Central. Um dos motivos apontados foi a maior competição com exportadores da América do Sul, cujos cortes bovinos são vendidos atualmente a preços bem mais baratos que os valores dos produtos australianos. No acumulado do ano, as exportações australianas para a China alcançaram pouco mais de 155 mil toneladas, abaixo das mais de 200 mil toneladas registradas nos mesmos nove meses do ano passado.


Comércio com os EUA


As exportações australianas para os Estados Unidos também caíram acentuadamente no mês passado, em parte devido à falta de competitividade da carne bovina magra e ao aumento dos embarques de países da América do Sul, informa a Beef Central.


O volume total de vendas da Austrália no mês passado ao EUA foi de 15,8 mil toneladas, queda de 13% em relação ao mês anterior e 21% abaixo o volume registrado em igual período do ano passado. No acumulado do ano, as exportações para os EUA chegaram a 172 mil toneladas, retração de 8% sobre o resultado dos primeiros nove meses de 2019. 

Fonte: BeefCentral