LEILÃO VIRTUAL MATRIZES ESPECIAIS JAPARANDUBA FAZENDAS REUNIDAS
A seleção genética de 35 anos confere ao rebanho Nelore da Japaranduba qualidade e credibilidade
LEILÃO VIRTUAL MATRIZES ESPECIAIS JAPARANDUBA FAZENDAS REUNIDAS

Há seis gerações, na sesmaria de Japaranduba, no município de Palmares, Estado de Pernambuco, foi fundado um engenho de cana de açúcar que viria a se transformar em um dos maiores de Pernambuco. Era o tempo do ciclo do açúcar e o desenvolvimento industrial açucareiro florescia.

Dr. Pedro Affonso Ferreira, agricultor, bacharel em Direito e grande administrador, presidente das províncias do Piauí e depois de Santa Catarina, casa-se com a filha de José Maria da Silva Paranhos, o Visconde do Rio Branco, 1º Ministro do 2º Império.

Deste casamento é formada a Família Paranhos Ferreira. Da simbiose entre a diplomacia dos Paranhos com a formação agrícola dos Affonso Ferreira, prevalece a segunda, ou mais precisamente a ligação com a terra e a tudo que ela produz. Já na atual geração a pecuária assume definitivamente o maior relevo nos negócios da família.

Inicialmente com a bovinocultura leiteira a Japaranduba obteve por 14 anos consecutivos campeonatos expressivos com a raça Holandesa Vermelha e Branca, nas exposições Nordestinas. Com a expansão dos negócios pecuários para as grandes planícies do Oeste Baiano no início dos anos 70, onde a produção de carne é a vocação pecuária natural da região, o Nelore se impôs como opção.

"Catetinho", como é conhecida a primeira sede da Japaranduba no oeste da Bahia, especificamente no vale do Muquém do São Francisco. Carinhosamente conservada até hoje, testemunha quatro décadas de histórias, lutas e conquistas.

Numa região privilegiada por topografia plana, mata alta com madeiras nobres, além de terras que impressionam pela fertilidade natural, e com um subsolo de rocha calcária riquíssimo em água de boa qualidade, a Japaranduba iniciou um trabalho de produção pecuária que vem dando excelentes frutos.

No início o Pioneirismo ao desbravar uma nova região. Pioneirismo na formação das pastagens, com todas atividades agrícolas mecanizadas; na conservação destas forragens, seja com feno ou silagem; na implantação de técnicas de seleção, como formação de grupos contemporâneos através de estação de monta definida, inseminação artificial, transferência de embriões; na criação de animais Puro de Origem, Nelore e Nelore Mocho.

Esta seleção de nelore tinha como objetivo inicial apenas dar o suporte necessário à produção do rebanho comercial, abastecendo-o com reprodutores de alto potencial genético. Objetivo este alcançado e suplantado pelo imenso prazer em exercer tal trabalho de criação, seleção e desenvolvimento desta raça.

Surgiu uma oportunidade e a Japaranduba tambem se instalou em Uberaba, Estado de Minas Gerais, "capital mundial do Zebu".

A seleção do nelore vem de 1.978, São 35 anos ofertando muita qualidade, ano após ano, oferecendo animais Nelore e Nelore Mocho PO diferenciados, avaliados, certificados, de alto potencial genético.

Hoje temos a satisfação de ver produtos como o Bacana Japaranduba, um dos mais importantes touros Nelore Mocho da atualidade. Campeão em diversas exposições e medalha de ouro do Ranking da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, edição 2.003. O Bacana já comercializou mais de 60 mil doses de sêmen no Brasil. Melhor que isso é ver vários filhos e filhas deste reprodutor também se destacando no cenário Nacional: Édipo Japaranduba, Campeão em Uberaba 2006 e contratado pela central de coleta de sêmen Alta Genetics. Granizo Japaranduba, Grande Campeão de Uberaba em 2008 e contratado pela central Lagoa da Serra. Ide FIV Japaranduba, Grande Campeão de Uberaba em 2009 e contratado pela Araucária Genética. Também nos orgulha ter criado e vendido alguns animais que fazem muito sucesso pelo país: Balcão Japaranduba, Federal Japaranduba, Grelha FIV Japaranduba, todos animais diferenciados, campeões, produtores de sêmen e embriões de grande valor, em fim animais que dão retorno financeiro aos criadores que investiram neles. A seleção genética de 35 anos confere ao rebanho Nelore da Japaranduba qualidade e credibilidade que são traduzidas nos leilões onde os animais Japaranduba são comercializados. Leilões que se tornam referência de preços para toda região, Oeste do Estado da Bahia

Fonte: http://japaranduba.com.br.