Leite: preço ao produtor deve reduzir por causa de derivados, diz Cepea
O valor pago ao produtor em maio pode ser pressionado devido às incertezas dos derivados durante a crise causada pelo novo coronavírus
Leite: preço ao produtor deve reduzir por causa de derivados, diz Cepea

Em boletim divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, indicou que os preços pagos ao produtor de leite podem sofrer quedas durante o mês de maio.

O que explica isso é o fator da queda brusca na demanda por derivados durante o período de isolamento social. Depois de terem trabalhado com altas no mês de março, as negociações perderam fôlego em abril.

Segundo a pesquisadora do Cepea, Natália Grigol, a perspectiva de fechamento para o mês de maio e início de junho não são animadoras. “A gente tem observado o aumento da incerteza relacionada ao Covid e as indústrias lácteas passaram o mês de abril inteiro operando dentro deste cenário incerto”, disse.

“Durante o mês de abril, as indústrias tiveram outras estratégias de processamento e isso deve impactar o preço ao produtor que foi negociado em maio, muitos produtores já observaram essa queda”, analisou a pesquisadora.

Além disso, Natália ainda abordou que o Brasil se prepara para entrar na entressafra do leite, o que deve contribuir para a queda nos valores ao produtor. “A oferta de leite no campo já vai tender a diminuir ao longo desse mês, do próximo mês. Mas não teve jeito, acho que o principal fator que pode explicar essa derrubada de preços é exatamente esse cenário de incertezas e do risco das indústrias em aumentar seus estoques”, concluiu.

Fonte: Canal Rural