Maior volume e dólar alto sustentam faturamento recorde das exportações do agronegócio em 2020
Segundo o Cepea, enquanto a quantidade embarcada subiu 16% entre janeiro e setembro, a receita com negócios cresceu 8% e chegou a US$ 79 bilhões
Maior volume e dólar alto sustentam faturamento recorde das exportações do agronegócio em 2020

As exportações do agronegócio brasileiro cresceram mais de 16% em volume entre janeiro e setembro deste ano. Em faturamento, o total chegou a US$ 79 bilhões, um crescimento de 8% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. As informações fazem parte do relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgado nesta terça-feira (27/10) com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior.


Segundo pesquisadores do centro de estudos da Usp, o aumento no faturamento está relacionado ao maior volume exportado, tendo em vista que os preços médios em dólar recuaram 6% nos nove primeiros meses de 2020 frente ao mesmo período do ano anterior. Em moeda nacional, o faturamento cresceu 26% na mesma comparação, favorecido pela desvalorização do Real frente ao dólar, de quase 16%.

Destinos

O relatório mostra que a China tem aumentado sua participação nas vendas totais do Brasil a cada ano. De janeiro a setembro, 37% do total vendido pelo agronegócio brasileiro ao exterior teve como destino a China. Os países da Zona do Euro mantiveram participação de 14,3%, e os Estados Unidos, de 6,3%.


Produtos exportados em destaque

Entre os produtos, destaque para o complexo da soja, cujos embarques cresceram 32% para soja em grão e 7% para o farelo e para o óleo. O açúcar tem sido o grande destaque neste ano, com forte avanço de 71% nas exportações, devido à aquecida demanda internacional – as vendas externas de etanol cresceram 27%. Também tiveram altas expressivas o algodão (+59%) e as carnes suína (+47%), bovina (+18%) e de aves (+3%).


Aumentaram também os embarques de frutas (+8%), madeira (+5%) e café (+1%). Já os produtos que registraram quedas nos embarques foram papel e celulose (-2%), suco de laranja (-9%) e milho (-30%).


Por: Cepea - Esalq

Imagem: Divulgação FCA Log