Manejo de plantas daninhas em pastagens
A dificuldade de combater estas plantas e devido elas serem nativas do local sendo propicio para seu crescimento, é fácil de ser observado no tempo da seca a pastagem morrendo e as plantas daninhas vigorosas e assim vão tomando espaços.
Manejo de plantas daninhas em pastagens

Como todo pecuarista sabe o quanto é difícil de trabalhar com gado em pastagens suja (com alta infestação de plantas daninhas), sento toda espécie de planta que o gado não pastoreia é considerada planta daninha.

Sendo então onde vem a pergunta, “como eliminar corretamente as plantas? ”; embora pareça simples esta pergunta, porque ela é pouca analisada, sendo que maior parte dos produtores perdem forragens para as plantas invasoras ou o manejo mal planejado eleva seu custo de produção, derruba sua taxa de lotação decorrente a queda de arroba por hectare.

A dificuldade de combater estas plantas é devido elas serem nativas do local sendo propicio para seu crescimento, é fácil de ser observado no tempo da seca a pastagem morrendo e as plantas daninhas vigorosas e assim vão tomando espaços.

Os manejos adotados são destocas, reformas, roçadas e pulverização de herbicidas seletivo a pastagens, de uma visão econômica e importante ter um diagnóstico corretos das dificuldades equiparando qual manejo adequado a realidade da propriedade.

- Destoca: esta pratica e indicada para propriedades com áreas totalmente tomadas pelas invasoras de alto porte ou em áreas que estão sendo abertas como ainda tem em nosso pais.

- Reforma: a reforma pode ser colocada em dois paramentos diferentes diagnostico, 1° área onde a soma do manejo de roçadas mais pulverização com 2 a 3 anos forem maiores que uma reforma, o que se sobressairá diretamente uma reforma direta; 2° existe a reforma para trocar a variedade ou a espécie da existente em busca de maior produção de forragem. 

- Roçada: muito utilizada na pecuária por conta do produtor sentir que é um manejo barato e eficiente, onde deve levar os custos na ponta do lápis, portanto a roçada e uma ótima saída para aquelas invasoras que resistem a pulverização na folhas, deve-se acompanhar uma aplicação de herbicida no momento que o caule for cortado a eficiência da roçada aumentara drasticamente para uma eficiência de 70 a 75% da eliminação, pois ela somente pode ser mais prejudicial em vez de trazer benefícios ao produtor. 

Em grandes áreas de invasão que as plantas estão em porte superior para pulverização, a roçada mecanizada com uma roçadeira adequada para o trabalho é uma ótima aliada, sendo assim esperando o rebrote para o momento certo para aplicação de herbicida foliar.

- Pulverização de Herbicida: um manejo bem-vindo aos pecuaristas por ser extremamente seletivo a pastagens, podendo ser manual, mecanizada e aérea, invés que seja feito um ótimo diagnostico para eficácia da morte da invasora e não necessitando de se preocupar com o rebanho, com um bom manejo será suficiente sem necessidade de vender os animais existentes ou procura de um arrendamento temporário.

Portanto com um manejo escolhido e utilizado na propriedade deve entrar em uma outra dimensão, preocupar com a fertilidade do seu solo e para ter alta produtividade e um manejo de sequencial com novas cotações no controle das daninhas, não necessário realizar toda propriedade deve-se montar um planejamento e realizando parte a parte da propriedade.