Manejo reduz até 82% do carrapato-do-boi sem uso de químicos
O sistema de rotação de pastagem promove um vazio sanitário de 84 dias e durante este período as larvas dos carrapatos morrem por falta de animais para parasitarem
Manejo reduz até 82% do carrapato-do-boi sem uso de químicos

Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizou controle de carrapatos em bovinos sem o uso de produtos químicos, utilizando apenas estratégias de manejo, com os animais em pastejo em diferentes regiões.

Através de um sistema de manejo chamado de Lone Tick, resultados iniciais apresentaram 82% na redução da população de parasitas nos rebanhos. A técnica permite o controle da infestação do carrapato nas pastagens deixando as larvas “solitárias” (em inglês, lone) por meio do distanciamento entre parasito e hospedeiro.

O parasito causa o aparecimento da doença conhecida como tristeza parasitária bovina (TPB) pelos agentes: Babesia bovisBabesia bigemina e Anaplasma marginale, o que pode levar os animais à morte. Caso não seja adotado um controle pelo produtor, este sofrerá grandes prejuízos. “Não se tem registros exatos de mortes de animais por TPB no País. É importante lembrar que no Sul essa doença possui uma gravidade maior por ser região de instabilidade enzoótica, que significa que os animais estão vulneráveis após o inverno, levando a um risco de morte maior”, esclarece o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Renato Andreotti, ressaltando a preocupação com a qualidade dos alimentos fornecidos pela bovinocultura.

Os testes a campo foram realizados durante um ano, analisando o controle da infestação de carrapato Rhipicephalus microplus em bovinos da raça Senepol. No sistema de manejo rotacionado sem uso de acaricidas, foi identificado uma média de dez carrapatos por animal.

No sistema Lone Tick, muda-se o boi de pasto, separando o animal do carrapato, e alternando consecutivamente o local de pastagem do rebanho. O pesquisador conta que o tempo de uma rodada de quatro pastagens até ao retorno à área inicial é de 112 dias. Esse manejo promove um vazio forrageiro/sanitário de 84 dias, no local da pastagem inicial, período em que as larvas do carrapato ficam solitárias e morrem por falta de animais no local para se hospedar e se alimentar. “Ou seja, matamos o carrapato, sem utilizar produtos químicos”, resume.

Os resultados se mostraram promissores no controle do de parasitas de forma ecologicamente correta sem o uso de pesticidas, atendendo assim, uma demanda de mercado internacional: a diminuição do uso de produtos químicos e seus efeitos colaterais.

Fonte: Canal Rural


Leia mais:

3 fatores que indicam que esse é o momento certo para comprar seus animais!

Conheça a fazenda na Bahia que já foi a maior fazenda de Café do mundo!
É possível e benéfico desafiar novilhas com menos de 18 meses?



C21073

Estamos ao vivo agora com o
2º LEILÃO ERURAL EMBRYO

Assistir Leilão ×