Mercado da reposição volta a ganhar liquidez, diz IHS Markit
No balanço semanal, considerando a média dos preços nas regiões e categorias monitoradas pela Scot, entre machos e fêmeas anelorados, alta foi de 1,2%.
Mercado da reposição volta a ganhar liquidez, diz IHS Markit

Durante a semana, o mercado brasileiro de gado para reposição registrou variações mistas de preços entre as principais praças pecuárias do Brasil – ou seja, as cotações oscilaram tanto para cima quanto para baixo.

“A oferta de gado para reposição é restrita e isso vem garantindo suporte aos preços, embora os compradores continuem barganhando valores menores entre algumas categorias de animais”, relata a IHS Markit.

As condições de pastagem, sobretudo na faixa centro-norte do Brasil, seguem muito favoráveis, em função da manutenção dos bons volumes de chuvas.

Tal situação, diz a IHS, colabora para maior liquidez de negócios nos leilões realizados nas regiões de produção.

Segundo a consultoria, apesar da volatilidade nos preços da boiada gorda, a relação de troca ainda se mostra vantajosa para os recriadores e invernistas, o que ajudou no maior fluxo de negócios em algumas localidades.

Entre as principais praças pecuárias do País, destaque para firmeza dos preços da reposição no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

“Os bons índices de chuvas nestas regiões têm garantindo um ótimo desenvolvimento dos pastos”, ressaltam os analistas da IHS.

O mercado mato-grossense registrou forte alta nos preços da reposição durante a semana, sobretudo nas categorias mais eradas.

Ainda no Mato Grosso, também foi verificado uma demanda firme e preços em alta para fêmeas que serão utilizadas durante a estação de monta.

Nas praças de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, além da região Sul do Brasil, o ambiente foi mais volátil em termos de preços em função da irregularidade climática, informa a IHS.

Na região Norte do Brasil, o mercado de reposição também seguiu aquecido, mas as variações positivas foram contidas diante da volatilidade dos preços do boi gordo, relata a consultoria.

Preços gerais – No balanço semanal, considerando a média dos preços de todas as regiões e categorias monitoradas pela Scot Consultoria, entre machos e fêmeas anelorados, houve alta de 1,2%.

Entre todas as categorias de machos e fêmeas, a maior valorização ficou para os animais mais jovens, com destaque para o bezerro de desmama e para a bezerra de ano, com valorização de 1,4% e 1,3%, respectivamente, na média de todos os Estados brasileiros, informa a Scot.

Para os próximos dias, com a proximidade do final do ano, o mercado de reposição deve seguir com preços firmes, prevê a consultoria.


Fonte: Portal DBO


Leia mais:

3 características morfológicas para observar na hora de comprar suas matrizes

A importância da genética nos rebanhos de corte
3 curiosidades sobre o nelore pintado que você não sabia



C21133