Nelore: Conheça um pouco mais sobre a Raça de maior rebanho do Brasil
Nelore: Conheça um pouco mais sobre a Raça de maior rebanho do Brasil

Mais de 85% do rebanho nacional de bovinos do Brasil é formado pelo Nelore. A raça apresenta algumas características que fizeram com que ela se tornasse a raça de maior rebanho no território nacional. 

Entre as principais, a adaptabilidade é a de maior destaque. Os Nelores conseguem enfrentar bem períodos de seca e alagamento recorrentes em diversas regiões do país, principalmente no Centro-oeste onde há a maior concentração do rebanho.

As fêmeas da raça têm facilidade de parto, reduzindo o índice de mortalidade das matrizes, e boa habilidade materna. Os animais são rústicos, fertéis, prolíferos, com longa vida reprodutiva e resistente às doenças presentes no rebanho de bovinos brasileiro.

Os Nelores apresentam precocidade sexual. Seus bezerros a campo nascem com 30kg em média e são desmamados com média de 195 kg. A conversão alimentar é excelente fazendo com que a porção comestível do animal também seja alta. Outro fator que torna o Nelore um excelente animal para corte é o fato dele registrar uma parte traseira maior que a dianteira, gera maior quantidade de cortes nobres.

Segundo o Ministério da Agricultura a bovinocultura é um dos principais destaques do agronegócio brasileiro no cenário internaconial. O Brasil é dono do segundo maior rebanho efetivo do mundo, com cerca de 200 milhões de cabeças e desde 2004, assumiu a liderança nas exportações, com 20% da carne comercializada no mundo.