O novo mercado de animais
Os modelos tradicionais como a comercialização em exposições agropecuárias, leilões presenciais, venda direta ao consumidor, etc..vem apontando seus pontos fracos a um bom tempo.
O novo mercado de animais

Hoje no Brasil temos mais de 230 milhões de smartphones em atividade, é mais de um por habitante, isso representa de forma simplória o avanço exponencial da tecnologia mobile, essa por sua vez vem transformando mercados por todo o mundo e com o agronegócio não poderia ser diferente.

Diante desse cenário surgem novos formatos de comercio digital que vem quebrando antigos paradigmas, no caso específico da pecuária onde o mito que os animais sempre precisariam ser vistoriados presencialmente, por exemplo, é um deles. Com o surgimento das plataformas digitais, via web ou aplicativos, especializados em compra, venda e serviços como: seguros de animais, contratação de fretes, fotógrafos, veterinários, etc...desponta no Brasil o que chamo de “O Novo Mercado de Animais”, que é a introdução da cultura digital na intermediação comercial da pecuária. 

Os modelos tradicionais como a comercialização em exposições agropecuárias, leilões presenciais, venda direta ao consumidor, etc..vem apontando seus pontos fracos a um bom tempo, pois dificuldades como: analise profissional de credito, balizamento de preços reais atualizados no mercado,altos custos de venda, etc... muitas vezes afastam os pequenos e até criadores de grande porte. Depois da popularização das poderosas redes sociais, que hoje trocam bilhões de mensagens por minuto em todo mundo e da já citada expansão da tecnologia mobile, surgem plataformas especializadas na comercialização de animais que criam ambientes seguros para vendedores e compradores. 

Neste novo cenário os benefícios são muitos: grande variedade de ofertas de todo território nacional, penetração e visibilidade no mercado, segurança contratual e jurídica, custo benefício, entre outras que vem atraindo cada dia mais produtores para esse novo “conceito”.  Acredito que exista uma tendência de mercado em que essas plataformas prestem serviços de assessoria técnica de sanidade, nutrição, reprodução, etc...para os participantes das transações comerciais, criando assim uma base de apoio para a cadeia produtiva como um todo, seja para rebanhos comerciais ou de genética. 

Na hora de comprar ou vender na internet é sempre indicado procurar empresas que possam auxiliar desde a preparação do material a ser apresentado, até um pós venda que traga tranquilidade e gere os melhores resultados.