O que significa a sigla CEIP
A sigla CEIP(Certificado Especial de Identificação e Produção) é o documento criado pelo MAPA
O que significa a sigla CEIP

A sigla CEIP(Certificado Especial de Identificação e Produção) é o documento criado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que garante que o animal cujo qual o receber possui um desempenho produtivo superior à média dos animais de sua geração. Somente  30%   dos animais de uma safra podem receber o CEIP.




Como os animais superiores são identificados?



Para que sejam determinados os animais que podem receber o CEIP, machos e fêmeas nascidos em determinada geração devem atender a uma avaliação genética para que se sejam determinadas as DEPs(Diferenças Esperadas na Progênie). As DEPs possibilitam que os animais sejam classificados em relação ao seu valor genético, desta maneira é possível identificar animais inferiores e superiores um dos outros.

Somente 15 programas de seleção brasileiros autorizados pelo MAPA  podem certificar os animais, assim como apenas equipes especializadas podem realizar as avaliações dos animais.



Cada um dos programas tem seus próprios métodos de avaliação que servem de guia para a seleção dos animais. Algumas das avaliações onde o animal deve apresentar-se superior para tornar-se CEIPADO sao:Peso de Desmama, Ganho de peso da Desmama  meses de idade, Circunferência Escrotal  meses e Musculosidade.




Após aprovado em todas as etapas das rigorosas avaliações, o animal que for aprovado é comprovadamente superior em relação à sua geração e pode ser reconhecido como CEIPADO.

Por: Lucas Gimenes Ronconi
Referências: Embrapa e MAPA.