Pirâmide da pecuária bovina
Saiba como funciona a estrutura da pecuária brasileira
Pirâmide da pecuária bovina

Nesse artigo, vou te explicar como funciona a pirâmide da pecuária bovina, preparei uma imagem para ficar mais claro de como está estruturada.

Na base temos os animais de produção que são precificados como commodities (peço por @ de boi) e que podem sofrer pequenas variações de preço entre indivíduos mas nada de mais.

Na segunda camada temos animais de reprodução que são precificados pela sua qualidade! Destaque nessa camada para 30% desses animais que são animais com pais e mães registrados e que são tidos como melhoradores. O restante tem ou o seu pai ou sua mãe desconhecidos o que prejudica o avanço nacional na busca por produtividade! Esse animais tidos melhoradores tem custo médio de 50x o preço de uma @ de bezerro ( arroba de bezerro custa 1,2 a 1,5x arroba de boi em média) isso não é uma regra e sim um parâmetro.

Na terceira camada temos animais que são utilizados para produzir animais de reprodução melhoradores, mas que as vezes são usados para dar origem animais de produção. Esses tendem a valer 2-3x o preço dos animais da camada abaixo. 

Veja também


E por fim no topo os animais vetores de transformação, que são responsáveis por multiplicar sua genética elevando todo o padrão nacional, e são usados para dar origem desde a camada inferior e em alguns casos até mesmo usados para originar animais de produção! Nesse grupo estão touros de central de genética, animais de pista ( importante para direcionamento das raças) e grandes doadoras!