Preço do boi de MT se aproxima mais do valor da arroba paulista
O dados foram apresentados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária
Preço do boi de MT se aproxima mais do valor da arroba paulista

O diferencial de base MT-SP da arroba do boi gordo (diferença entre o valor do Indicador Esalq/B3/Cepea, à vista, no Estado de São Paulo, e os preços praticados nas praças pecuárias do Mato Grosso) vem ficando cada vez mais estreito nos últimos de meses, conforme dados apurados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Ou seja, é cada vez menor essa defasagem entre a arroba paulista e a arroba do Mato Grosso – tal fenômeno vem ocorrendo em outras importantes praças pecuárias do Brasil, de acordo com os últimos levantamentos apurados pelas consultorias de pecuária.

Segundo o Imea, a partir de julho deste ano, o diferencial MT-SP começou a se estreitar e ganhou mais força em agosto, chegando a -11,03% . “Este cenário foi reflexo da valorização mais intensa da arroba na praça mato-grossense ante a paulista”, observa o instituto. No Mato Grosso, o aumento mensal em agosto da boiada gorda foi de 6,91%, enquanto em São Paulo avançou 3,18%, ficando nas médias (sem Funrural) de R$ 203,69/@ e R$ 228,84/@ (preço Cepea/B3), respectivamente.

A baixa oferta de animais e exportações aquecidas são os principais fatores que têm refletido nesta conjuntura, relata o Imea. Em setembro, ainda se observa essa a mesma configuração, mas verifica-se que o aumento da arroba em São Paulo tem sido em menores proporções, em relação ao valor do boi do Mato Grosso, antecipa o Imea. “Assim, pode ser que haja suporte para mais um estreitamento do diferencial MT-SP neste ano”, prevê o instituto.

Fonte: Portal DBO