Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?
Confira!
Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?

“Quais as vantagens de ter o Nelore PO em relação ao Nelore comercial?” A dúvida foi respondida  pelo zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

“Hoje o que dá segurança para gente em relação a conhecer os nossos animais é a informação. O registro que provém da ABCZ, que é a marca do caranguejo na face do animal, não é só realmente aquela marca. É o que tem por trás da marca”, adiantou Abreu.


“E o que tem por trás da marca é toda acuidade das informações, até mesmo antes de o animal nascer, através da comunicação da cobertura, seja por inseminação ou por monta natural, sobre os pais desse bezerro. É informação de nascimento e também as informações das coletas de todos os pesos dentro das raças de corte, já que o senhor fala que está criando Nelore, dentro de todas as idades padrão: peso à desmama, ao ano, ao sobreano, a medida de perímetro escrotal, por ultrassonografia, as avaliações lineares de carcaça. Então toda acuidade destas informações os animais Nelore registrados, ou Nelore PO, seguem realmente”, assegurou o especialista.

Abreu destacou como funciona, na prática, a rotina de mensurações para os criadores que aderem ao registro de seu plantel. “Pelo menos em duas visitas ao ano vai estar presente na sua propriedade o técnico de campo da ABCZ, quando ele vai auxiliar, fazer as avaliações tanto das pesagens, mas também as avaliações lineares de carcaça, que é a nota de EPMURAS – estrutura, precocidade, musculatura, umbigo, racial, aprumo e características sexuais. Então a ABCZ disponibiliza todo o seu know-how para que você tenha realmente acuidade das informações dos seus animais Nelore PO”, finalizou.


Fonte: Giro do Boi