Saiba como ter um rebanho PO em pouco tempo gastando menos
Descubra como formar um rebanho PO, a partir de animais PA e PC de forma rápida.
Saiba como ter um rebanho PO em pouco tempo gastando menos

Ter um rebanho formados apenas por animais Puro de Origem é o objetivo de muitos produtores, porém nem sempre o momento financeiro e as oportunidades de mercado permitem a aquisição de vacas e touros PO. Embora essa seja a forma mais rápida de se formar um plantel inteiramente de animais PO, reprodutores e matrizes puros de origem são mais valiosos, já que possuem alto valor agregado. Apesar de ser a forma mais rápida, esse não é o único caminho. A aquisição de animais PA e PC para formação de rebanhos PO pode ser uma alternativa,  principalmente  quando o momento não permitir um maior investimento em animais PO ou quando surgirem boas oportunidades de compra de animais PA e PC.

Primeiramente devemos ter em mente que animais PA e PC são animais registrados e por isso já possuem um valor agregado e são um passo inicial para se conseguir animais PO. Animais PA são animais puros por aparência, ou seja, não possuem registro de sua linhagem que os permitam serem reconhecidos como animais PO, mas apresentam características fenotípicas (morfológicas) idênticas a animais PO da raça em questão. Matrizes registradas como PA (antigo livro aberto) que forem inseminadas ou que cruzarem (na monta natural) com touros PO, terão crias registradas como PC (animais puros por cruzamento). A categoria PC já tem ventre PO, ou seja, em apenas duas gerações já é possível obter animais puros de origem.

A aquisição de animais PA e PC muitas vezes é um caminho a ser escolhido, pois o produtor deve, acima de tudo, estar atento as oportunidades de mercado. A aquisição de sêmen de animais PO para inseminação em matrizes PA ou PC pode ser uma alternativa de melhoramento do seu plantel sem necessariamente desprender de altos investimentos financeiros. Porém, lembre-se sempre de escolher animais, mesmo que PA e PC, de planteis de referência em genética e melhoramento. 


Leia mais:

A importância da genética nos rebanhos de corte
3 características que toda boa matriz deve possuir



C21120

Estamos ao vivo agora com o
1º LEILÃO QUALIDADE POR NATUREZA NELORE CAMBIRA

Assistir Shopping ×