Seis coisas que você não sabia sobre a pecuária
Conheça a origem da expressão por cima da carne seca, a história da mulher que trouxe a primeira boiada, o presente do imperador e outros casos
Seis coisas que você não sabia sobre a pecuária

Você sabia que a primeira boiada chegou ao Brasil graças a uma mulher? E a origem da expressão “por cima da carne seca”, você conhece? Sabe qual foi a primeira raça de zebuíno pura a desembarcar no Brasil?

Para você conhecer mais esse setor tão importante do agronegócio, escolhemos algumas histórias pouco conhecidas da pecuária bovina nacional.

A primeira boiada

Ao vasculhar os primórdios do gado no Brasil, não há como não falar de Ana Pimentel de Sousa. Ela governou a capitania de São Vicente, por procuração do seu marido, entre os anos de 1534 e 1536. Descendente de nobres espanhóis, ela ganhou fama de autoritária na sociedade, que não via com bons olhos a presença feminina no controle de territórios. Pois foi por iniciativa dessa mulher que as primeiras cabeças de gado bovino chegaram ao Brasil em 1534, trazidas de Cabo Verde, junto de algumas mudas de cana-de-açúcar. Estudiosos especulam que alguns desses animais eram mestiços com sangue zebu.

Por cima da carne seca

A frase “estar por cima da carne seca” chega aos dias de hoje como sinal de bem-estar financeiro. Isso decorre do costume dos tropeiros de levar o charque debaixo do pelego (pele de cordeiro colocada sobre os arreios que tornavam o assento do cavaleiro mais confortável). Assim, instalado sobre a sela amaciada, o cavaleiro sofria menos, montado na carne seca.


Dr. Lontra

Conta a história que o primeiro exemplar puro a pisar em terras tupiniquins foi um touro que o imperador dom Pedro 2º deu de presente para o seu médico particular, o doutor Lontra. Na entrega do mimo, o imperador resolveu que o animal teria o mesmo nome do médico. Por prudência, o doutor Lontra concordou.

Caminho das Índias

À procura de uma raça que correspondesse melhor às condições áridas de boa parte do território brasileiro, os pecuaristas foram buscar os primeiros exemplares de zebuínos puros em seu país de origem: a Índia. A primeira importação expressiva de zebus para o Triângulo Mineiro aconteceu em 1898, ano em que o pecuarista Teófilo Godoy partiu de navio para uma longa viagem à terra dos zebuínos. Em vez de comprar por casas importadoras, Godoy foi direto à fonte.

Bola dentro

Os primeiros campos de golfe brasileiros foram construídos ao redor dos antigos frigoríficos, que possuíam sócios ingleses. Para atrair os executivos estrangeiros (que viam o Brasil como um país selvagem, com poucas opções de lazer), as empresas criavam clubes exclusivos com mesas de bilhar, campos de críquete e de golfe.

Liderança mundial

Para ter uma ideia da importância da pecuária atualmente, saiba que existem espalhadas, por todos os cantos do Brasil, mais de 200 milhões de cabeças de bovinos? Esse é o maior rebanho comercial do mundo. A carne bovina está na lista dos principais produtos do agronegócio nacional, situando o país como um dos maiores produtores e exportadores mundiais de carne.

Fonte: Canal Rural