Senepol no Brasil: a raça que cresce 40% ao ano.
E a tendência são muitos anos mais de crescimento sólido garantido.
Senepol no Brasil: a raça que cresce 40% ao ano.

A utilização do Touros Senepol para cruzamento industrial, com a consequente inserção do Meio Sangue Senepol no rebanho de corte nacional, está aumentanto tanto a rentabilidade dos pecuaristas brasileiros que a raça Senepol tem crescido em média 40% ao ano em nosso país.

Hoje, a demanda por Touro Senepol no Brasil já não consegue ser atendida pela capacidade de oferta dos criatórios. Por isso, cresce cada vez mais o investimento na criação da raça pura Senepol e no melhoramento genético do Senepol, para aumentar a entrega de Touro Senepol PO ao mercado. Este, inclusive, é um investimento sólido na situação atual brasileira, ainda mais quando lembramos o contexto geral da pecuária brasileira.

Quem investiu há dez anos, hoje colhe os frutos. E a tendência são muitos anos mais de crescimento.

O contexto da pecuária de carne brasileira, segundo Embrapa: o cenário perfeito para o touro senepol. 

Segundo o pesquisador Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, da Embrapa Gado de Corte, a produção de carne brasileira vive hoje uma carência preocupante de Touro Melhorador. Durante sua participação no Programa Pecuária em Foco, o pesquisador compartilhou dados impressionantes sobre o contexto da pecuária de corte brasileira, que explicam o crescimento tão grande da procura por Touro Senepol na última década.

Veja alguns exemplos dos números da pecuária de corte brasileira e da importância do aumento da utilização de Touro Senepol no rebanho bovino nacional para produção de carne:

  • Levando em conta um rebanho médio de 600 vacas, a taxa de substituição de um Touro será na casa de 1%, enquanto a taxa de substituição de fêmeas será acima de 50%
  • Uma vaca deixa em média 8 ou 10 bezerros na vida útil. Um Touro deixa 50, 100, ou até 200 bezerros na vida útil
  • O impacto de um Touro Melhorador é de pelo menos 18 kg a mais na desmama por bezerro do rebanho
  • Um touro representa de 84 a 88% de todo o melhoramento genético que você pode fazer no seu rebanho
  • Há 40 anos, o Brasil produzia em torno de 660 mil doses de sêmen. Hoje, são mais de 8 milhões de doses de sêmen produzidas por ano em nosso país
  • No rebanho bovino nacional, 60 milhões de vacas ainda estão carentes de Touro Melhorador


Na opinião do pesquisador, este seria o salto evolutivo ideal para os próximos quarenta anos da pecuária nacional: investir para aumentar a oferta de Touro Melhorador no rebanho.

E, por tudo que vimos até agora neste artigo, qual seria a melhor opção para o mercado brasileiro que não o Senepol?

Está vendo? Não é a toa que os números do Senepol no Brasil estão crescendo tanto!

Senepol em números: quantidade de criatórios e tamanho do rebanho Senepol do Brasil

O número de criatórios da raça Senepol no Brasil aumentou de 90 para 600 na última década, um crescimento de 600%! Em 2019, o rebanho Senepol bateu a marca de 100.000 cabeças de gado, representando cerca de 0,05% do tamanho total do rebanho bovino nacional.

Detalhe: como vimos mais acima neste artigo, mesmo com apenas 0,05% do rebanho bovino nacional, o Senepol já é a segunda raça que mais fatura em leilões bovinos no Brasil.

A ABCB Senepol e o PMGS 

A ABCB - Associação Brasileira dos criadores de bovino Senepol foi criada em abril de 2002, sendo a única associação competente para analisar concessões de registro dos animais da raça Senepol no Brasil. A ABCB Senepol é também responsável pela coordenação do PMGS – Programa Oficial de Melhoramento Genético da Raça Senepol em nosso país, que também conta com participação da Embrapa Gado de Corte.

Fonte:  Senepol da Barra