Senepol: Uma raça precoce
As novilhas entram no cio com precocidade e a facilidade de parto permite vigor aos bezerros.
Senepol: Uma raça precoce

Garrotes iniciam vida reprodutiva mais cedo

Pela elevada taxa de crescimento, os garrotes atingem pesos corporais mais rapidamente, o que consequentemente os faz apresentarem precocidade para reprodução. É comum as fêmeas com 14 meses de idade apresentarem cio e estar aptas à reprodução e machos destinados a cobertura a campo com 14 a 16 meses. Existem estudos que demonstram que já aos 12 meses os machos já começam a produzir sêmen viável à reprodução. As reprodutoras parem aos 24 meses com intervalos entre partos de 12 meses. Os tourinhos apresentam elevada CE (circunferência escrotal) ainda novos.

Novilhas entram em cio precocemente

As novilhas entram no cio com precocidade e a facilidade de parto permite vigor aos bezerros. Algumas doadoras entram no programa de inseminação aos 14 meses.

Produtos de cruzamento Senepol são abatidos com 18 arrobas um ano antes dos outros animais de corte

O Senepol produz animais com 2 arrobas de peso a mais na desmama, ou seja, os animais são desmamados com oito meses em média, com 10 arrobas de peso, reduz em um ano ou mais o abate com mesmo peso de animais zebuínos abatidos com 30 a 35 meses. O gado é abatido com idade entre 20 e 24 meses com 18 arrobas. No abate técnico realizado, as cruzas Senepol x Nelore surpreenderam. Proporcionaram abates precoces, com idade entre 21 e 22 meses, tendo em média 21 arrobas de peso para os machos e 18 arrobas para as fêmeas, com aproveitamento de carcaça entre 56,7% e 53,9%, acabamento de gordura entre 4,7 e 10,2 mm e área de olho de lombo de 81,21 2 cm. É tudo o que se espera de uma carne com excelente qualidade.


Fonte: ABCB Senepol