TERRA BRAVA – TOUROS MELHORADORES na cidade de Uberaba – MG.
Toda esta genética produzida em 39 anos de seleção será ofertada no leilão, na abertura da ExpoGenética.
TERRA BRAVA – TOUROS MELHORADORES na cidade de Uberaba – MG.

A Terra Brava Agropecuária, de propriedade do Sr. Eduardo Pinheiro Campos, é uma empresa que completa 39 anos de dedicação à seleção de gado Nelore PO e a recria e engorda de gado comercial. As atividades na pecuária de corte e seletiva, a pasto, se iniciaram em meados de 1976, com a aquisição da Fazenda Boa Sorte, no município mineiro de Presidente Olegário. A primeira estação de monta aconteceu em 1977/78,  com duração de 105 dias.

A partir daí, ano após ano, as matrizes que não emprenhavam e as matrizes que desmamavam seu produto, por duas vezes, pesando abaixo dos 40% do peso da mãe, no dia da desmama, foram descartadas. Hoje o rebanho é líder em fertilidade e ganho de peso, tendo como média atual, o índice de 90% de prenhes. Foram realizadas atividades de cria, recria totalmente a pasto e engorda em regime de confinamento, além do abatimento de machos precoces com média de peso de 20@ com até 20 meses de idade, durante todos esses anos.

Em 2008, iniciou-se a intensificação do projeto de melhoramento genético da Terra Brava, visando maximizar o ganho genético a pasto, para características economicamente importantes que integraram o elenco dos critérios de seleção do plantel. Todas as matrizes estão registradas na ABCZ, com avaliação genética ABCZ e ANCP.

Hoje, a Terra Brava encontra-se bem posicionada no mercado, pois tem se destacado não só na venda de touros e matrizes melhoradores, mas também de sêmen, visto que possui touros de alta performance produtiva, com sêmen à venda nas principais centrais do Brasil.

Além de produzir machos e fêmeas precoces, a Terra Brava produz animais superprecoces, através do desafio das fêmeas que são entouradas de 12 a 14 meses de idade, a pasto, e da avaliação andrológica nos machos, a partir de 12 meses de idade.

Outras ferramentas de seleção da Terra Brava:

  • Inseminação artificial em 100% do rebanho (novilhas, primíparas, multíparas).
  • IATF (Inseminação artificial em tempo fixo).
  • FIV (Fertilização in vitro).
  • Avaliação genética intrarebanho (Professor José Aurélio Bergmann)
  • Avaliação genética do PMGZ da ABCZ.
  • Avaliação genética da ANCP.
  • Avaliação de carcaça por ultrassonografia (AVAL).
  • Avaliação Fenotípica (Dr. Luiz Amadeu Vendrame Cardoso).
  • Avaliação Melhora+ (Dra. Roberta Gestal).
  • Avaliação Clarifide (Avaliação genômica).
  • Acasalamento dirigido.

Toda esta genética produzida em 39 anos de seleção será ofertada no leilão TERRA BRAVA – TOUROS MELHORADORES na cidade de Uberaba – MG, na abertura da ExpoGenética.

CADASTRE-SE: https://leiloes.erural.net/evento/leilo-terra-brava--fd5a

Fonte: http://www.terrabrava.com.br