Tipos de Poços de captação d'água
Cavar um poço muitas vezes é uma solução para quem quer economia e autonomia nas contas de água ou para aqueles que vivem em locais de seca, com carência de água.
Tipos de Poços de captação d'água

Cavar um poço muitas vezes é uma solução para quem quer economia e autonomia nas contas de água ou para aqueles que vivem em locais de seca, com carência de água.

Porém, antes mesmo de furar um poço, o produtor ou agricultor familiar precisa decidir qual tipo de poço que será perfurado. Ele deve levar em consideração seu poder aquisitivo, sua demanda de água e o histórico dos poços cavados na região onde vive.

Pensando nisso, elaboramos esse texto explicando a diferença entre os três tipo de poços que podem ser escolhidos na hora em que você opte por construir o seu. Confira abaixo!

Poços perfurados

São poços construídos por ferramentas de cabo (percussão) ou máquinas de perfuração rotativa ou pneumáticas. Os poços que penetram no material não consolidado requerem a instalação de revestimento e pré-filtros para impedir a entrada de sedimentos e desmoronamentos. 

Alguns desses poços só precisam ser parcialmente revestidos, enquanto outros é necessário revestir por completo e utilizar de materiais como a bentonita para segurar a parede do poço enquanto ocorrer a perfuração. Eles podem ser perfurados a mais de 1.000 metros de profundidade e geralmente exigem um alto investimento, porém costuma durar mais de 20 anos se forem realizadas manutenções frequentes.

Poços manuais

Esses poços são construídos empurrando um tubo de pequeno diâmetro para areia ou cascalho com águas rasas. Esses poços são relativamente simples e econômicos de serem construídos, mas podem apenas tocar em águas rasas e são facilmente contaminados

por fontes superficiais próximas, porque não são vedados com material de rejuntamento. 

Os poços cavados à mão geralmente têm apenas 15 metros de profundidade; os que são perfurados com trados mecânicos podem ter 20 metros de profundidade ou mais.

Cacimbas

Mesmo que você não reconheça pelo nome, provavelmente já viu um desses poços em reportagens e filmes. São poços escavados com uma pá manual abaixo do nível do aquífero até a entrada de água exceder a altura de trabalho do escavador. O poço costuma ser revestido por pedras, tijolos, azulejos ou outro material para evitar o colapso e coberto com uma tampa de madeira, pedra ou concreto. Por causa do tipo de construção, os poços perfurados podem ir mais fundo abaixo do lençol freático do que os poços cavados à mão. As cacimbas têm um grande diâmetro e expõem uma grande área ao aqüífero. Esses poços são capazes de obter água de materiais menos permeáveis, como areia, lodo ou argila muito finos. 

As desvantagens deste tipo de poço são o fato de serem rasas e carecem de revestimento, sujeitando-os a contaminação por fontes superficiais próximas, e secam durante períodos de seca se o lençol freático cair abaixo da profundidade do poço.

Portanto, são diferentes opções para diferentes necessidades que você pode optar. Sua escolha vai depender exclusivamente das suas condições financeiras e a condição do terreno em que você irá furar o poço, por isso não deixe de fazer o dever de casa e se informar quais poços deram certo na região em que você mora e quais não foram eficientes, assim você terá mais embasamento na hora de construir o poço ideal para sua necessidade.


Estamos ao vivo agora com o
1º LEILÃO QUALIDADE POR NATUREZA NELORE CAMBIRA

Assistir Leilão ×