Top 5: Fazendas do estado de São Paulo (Nelore)
Para começar essa série resolvi destacar criatórios que selecionam o “boi do Brasil” o tão conhecido Nelore
Top 5: Fazendas do estado de São Paulo (Nelore)

No mês de setembro completam 7 anos que estou atuando no mercado de pecuária seletiva no Brasil, mais precisamente no segmento comercial. Nesse período tive oportunidade de conhecer grandes projetos de seleção por todo o Brasil, e tive o grato prazer de ver de perto o passo a passo da evolução genética tão importante para pecuária nacional. 

Entender o processo como um todo, desde a idealização de um projeto de seleção, até a escolha da linha a seguir, passando pela raça, os cruzamentos, os critérios de seleção, chegando até a ponta final, quando se entrega para o mercado um pacote tecnológico capaz de elevar a produtividade de fazendas País afora, foi o que me credenciou a avaliar cada um dos criatórios que visito, atendo, ou até mesmo conheço virtualmente. 

Resolvi então escrever uma série de curtos artigos para destacar alguns criatórios que admiro por algum motivo especial. Para eleger aqueles que irei destacar, primeiro resolvi separá-los por raça e por Estado, afinal em um País tão vasto com milhares de selecionadores seria injusto misturar todos em um único pote e encontrar critérios capazes de destacá-los, afinal o simples fato de ser um selecionador faz desses produtores pessoas dignas de admiração. Além dessa separação irei destacar um motivo que me levou a destacar esse criatório, e porque ele é especial na minha visão.

Para começar essa série resolvi destacar criatórios que selecionam o “boi do Brasil” o tão conhecido Nelore, e que conduzem seus projetos no Estado de São Paulo, afinal nesse momento estou residindo por aqui, e tenho visitado muitos desses criatórios.


1° colocada :  Fazenda Sant'anna

De propriedade do Jovelino Mineiro, grande personalidade da pecuária nacional, fundador de projetos importantíssimos para o setor como o canal terra viva, e a central bela vista, primeira a prestar serviço de coleta de sêmen no País, o criatório fica na bela região de Rancharia, SP, na região de Presidente Prudente.

A Sant’Anna além de selecionar animais da raça nelore (falaremos disso aqui) também tem uma seleção das mais importantes no País de gado Gir leiteiro, e de Brahman, nessa raça inclusive a fazenda é uma das pioneiras, mas como nosso foco nesse artigo é o nelore, vamos seguir falando sobre esse trabalho feito na Sant'anna.

Com mais de 40 anos de seleção, a fazenda busca a evolução do nelore desde 1974, e investe pesado em aprimorar a raça. Com uma seleção 100% voltada ao gado de campo, seus animais são criados e recriados a pasto, e em um clima que varia de muito frio a muito quente, o que o torna um animal apto trabalhar em qualquer lugar do País. O que mais me chama atenção no nelore Santanna, e que me fez destacá los aqui são 3 fatores.

  • Gado de aprumos fortes, muito rústico, e extremamente adaptado, busca a todo custo o alimento, ou no caso dos touros a reprodução.
  • Eles tem um trabalho ímpar de nelore POI (puro de origem importado), o que é extremamente complexo, e que permite que quem consuma sua genética não sofra com consanguinidade, ou com falta de refrescamento genético.
  • Pós venda, nesse quesito a Sant'anna é campeã, eles cuidam de cada cliente como se fosse o último, e dão aos compradores todo o suporte necessário, e o mais importante, FAZEM ISSO DE FATO. 

Com esses três aspectos em evidência, a marca me chamou atenção e me fez trazê-la como a primeira que destaco no Estado de São Paulo. 

Uma curiosidade sobre a Sant'anna é que eles foram os pioneiros no desenvolvimento de um Brangus a base de nelore no oeste paulista, e deram início a esse trabalho que hoje é vastamente difundido no País. Outra curiosidade importante de destacar é que na unidade de Pardinho,SP, é produzido um dos melhores queijos do mundo, feito a base do leite de Gir. 


2° Colocado: Vila Real

De propriedade do Mauricio Ianni, localizada na região centro do estado de São Paulo, em Brotas, a Vila Real é uma empresa que foi criada para o melhoramento genético da raça nelore e continua obtendo muito destaque em sua atuação há três gerações.

O que sempre me chamou a atenção no trabalho da Vila Real e que a credencia como segunda colocada no ranking é o diferencial de suas matrizes. 

Em 2019, conquistaram o recorde da raça Nelore, a fêmea, Jamaya da Di Genio bateu o recorde na raça Nelore, sendo adquirida por quase R$ 2 milhões pela HRO Empreendimentos e Fazenda Valônia, durante o 5º Encontro Vila Real. O valor é recorde dos últimos dez anos.

A prova de que  Vila Real também sabe fazer campeãs, não só no Brasil, mas no mundo veio em Outubro de 2018, durante seu leilão de Genética de Resultados, a Haiyra FIV VRI Vila Real com apenas 13 meses descendente de uma genética diferenciada (Hagata FIV VRI Vila Real x Landau da Di Genio), foi adquirida e recentemente ela foi às pistas e conquistou os prêmios de Campeã Fêmea Jovem e Terceira Grande Campeã da Expo Assunção no Paraguai.

Com tantas fêmeas diferenciadas, e tendo como marca a difusão da genética pela linha materna, a Villa real tem outro ponto que posso destacar aqui, seu projeto VILA REAL EMBRYO, para a comercialização de embriões, que visa disponibilizar genética de excelência para formação de doadoras, matrizes e refrescar os criatórios. Esse projeto tem como ponto alto o serviço agregado, toda a Transferência de Embriões é feita pela equipe Vila Real nas receptoras dos clientes, evitando assim custos com a aquisição de receptoras e frete, e tem mais:  o cliente só pagará aquilo que vier a sexar (garantia de 30% do volume comprado), com a garantia de reposição de animais que não derem registro.


3° colocada:  Valônia

A fazenda de 1.839 hectares localizada em Guaimbé, é propriedade de João Aguiar, que há 30 anos resolveu desenvolver seu projeto particular, dedicando-se à sua maior paixão: a pecuária.

O rebanho da Valônia constitui-se de 2.000 cabeças de Nelore P.O. que são avaliadas pelos programas ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) e pelo PMGZ ( Programa de Melhoramento Genético de Gado Zebu) da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) desde a sua criação.

Eu posso dizer com tranquilidade que quem faz negócio com a Valônia, tem a garantia de que está fazendo um bom investimento. Com uma genética sólida, e extremamente moderna, a Valônia tem como ponto alto no seu projeto o constante investimento em refrescamento, o que faz com que suas safras seguintes sejam sempre melhor que a anterior, além de garantir para quem compra a segurança de que dificilmente sofrerá com consanguinidade em seu plantel.


4° colocada: Boticão

Não tem como escrever um texto sobre tradição em Nelore e SP e deixar a fazenda Boticão de fora. Localizada na região de  Barretos, desde 1940 vem atuando muito forte com a raça Nelore. Eu já tive o prazer de pessoalmente conferir este trabalho de perto e a tradição da criação de seus animais, de forma rústica, porém eficiente e de altíssimo nível  permanecem nos dias de hoje.

Um gado selecionado a Pasto, que é submetido a todo o estresse climático de uma região que tem temperaturas variando drasticamente ao longo do ano. Sem dúvidas o que coloca a Boticão no ranking é segurança de adaptabilidade do rebanho.

Outro diferencial é sua equipe de gestão do melhoramento genético, formada por William Koury da Brasil com Z e apoiada por toda a equipe da Tortuga.

Comprar um touro ou matriz Boticão é certeza de que você terá um animal que já está acostumado com pasto, garantia de uma produção intensiva, sem falar na docilidade dos animais, e na sua característica principal que facilita manejo o  caráter Nelore Mocho.


5° colocada: Guadalupe

De Araçatuba para todo Brasil, a fazenda Guadalupe, adquirida pelo grupo Unimar também traz muita tradição na criação de fêmeas e matrizes nelore P.O. e na padronização de seu gado.

A base do plantel começou com aquisições do rebanho de Joãozito Andrade, do Nelore Trindade no final de 1993. Em 1996, a Guadalupe fez sua primeira grande compra ao adquirir do selecionador Eustáquio Diniz, no Leilão Noite do Nelore Nacional, aquela que seria a maior barriga de todos os tempos, Hierarca ED do Arrojo TE. A resposta à excelente compra não demorou a vir. Hierarca produziu em 1999 uma divisora de águas da seleção, a Essência TE da Guadalupe. Essência fez jus ao sufixo Guadalupe e virou ícone na história da fazenda

Hoje, o plantel desta fazenda conta com 40 doadoras e 300 matrizes PO. A produção anual é de cerca de 500 bezerros com genética diferenciada. Esse volume, e o fato de trazer consigo anos de seleção, fazem a Guadalupe ser a última destaque da minha lista.

Temos uma oportunidade para você adquirir Genética da Fazenda Top 1 de São Paulo, clique aqui e veja os motivos para você não deixar de comprar os touros da Sant'anna.