Touro superprecoce será destaque em leilão da HoRa na Expogenética
Evento terá animais para todos tipos de pecuária, com alta avaliação genética de até Top 2%
Touro superprecoce será destaque em leilão da HoRa na Expogenética

O touro 2746 da HoRa deve ser um dos destaques do 5º. Leilão Genética Provada HoRa Höfig Ramos, a ser realizado no próximo dia 21 de agosto, durante a Expogenética, em Uberaba (MG). Ao todo serão 80 touros ofertados, sendo 57 da HoRa Höfig Ramos. O leilão acontece no Tatersal Rubico de Carvalho, a partir das 20h30, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.  Entre os touros da HoRa, serão leiloados no total 15 touros superprecoces e 14 precoces.

Segundo Gilberto Augusto Honorio, da Guto Assessoria, responsável pela escolha dos animais que irão a leilão,  haverá  touros para todos os tipos de pecuária, inclusive com touros tradicionais com alta pontuação no Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN) da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). “Todos os animais foram selecionados entre os melhores da safra 2016, em um lote de 150 animais”, diz. Segundo ele, o forte do leilão é a  avaliação genética. “Para entrar na Expogenética, tem que ser animais até Top 20%. Nós estamos levando animais até Top 2%”, explica.

Superprecoce

Aos 24 meses, o touro 2746 da HoRa entrou na puberdade aos 9,9 meses de idade, o terceiro touro mais precoce da história do Nelore. Segundo o doutor em Ciência Animal e veterinário Luiz Carlos Cezar da Costa Filho, proprietário da ProCriar que, junto com o grupo de estudos GeraMS, pesquisa há 10 anos precocidade sexual dos machos Nelore em 13 fazendas, o 2746 da HoRa é especial como um todo, mas sua principal característica é essa superprecocidade. “Ele foi utilizado na sua primeira estação de monta depois do desmame, foi usado em novilhas e já tem prenhez dele. Está fazendo dois anos agora e já tem filhos próximo de nascer”, explica.

De acordo com o veterinário,  a vantagem da precocidade sexual  é diminuir ciclo de produção em uma pecuária de precisão. “O que todo mundo está buscando, hoje, é diminuir intervalo de geração. Utilizando esses touros de 12 meses no rebanho, em nove, 10 anos, consegue mudar a genética para que 96% do rebanho tenha precocidade sexual”, explica.

Segundo Costa Filho, o touro deve ser destaque do leilão e, provavelmente ir para uma central. Filho de REM Armador em vaca Truck Alo Brasil, o 2746 é um dos grandes touros da safra 2016. “Os filhos do Armador são muito procurados. Ele é o touro que mais tem filhos em centrais do Brasil”, diz.

De acordo com o veterinário, a Nelore HoRa participou pela primeira vez da avaliação do grupo de estudos em 2016 e, com os resultados obtidos, já se colocando na ponta entre as fazendas que fazem trabalho com precocidade sexual.

CADASTRE-SE: https://leiloes.erural.net/evento/6-leilo-gentica-provada-ho_ra--hfig-ramos-e5cc

Fonte: https://conexaoagro.com.br