Uso de soluções nutricionais naturais para produção sustentável de bovinos de corte.
Dietas de ruminantes terminados em confinamento são, de modo geral, ricas em concentrados. O milho, que é um ingrediente presente nos concentrados, possui rápida fermentação no rúmen, o que aumenta o risco de acidose.
Uso de soluções nutricionais naturais para produção sustentável de bovinos de corte.

INTRODUÇÃO 

Dietas de ruminantes terminados em confinamento são, de modo geral, ricas em concentrados. O milho, que é um ingrediente presente nos concentrados, possui rápida fermentação no rúmen, o que aumenta o risco de acidose.

Para evitar a acidose, uma das estratégias é a inclusão de ionóforo, que é adicionado às dietas de bovinos visando também a melhora do desempenho animal e da eficiência alimentar. Junto a ele estão os compostos antimicrobianos que são derivados da Streptomyces virginiae, que é responsável por inibir o crescimento das bactérias Gram-positivas e alterar a síntese de proteínas. Estes compostos têm sido usados para ruminantes como promotores de crescimento, que costumam ser evidenciados pelo aumento do desempenho animal e pela melhora na eficiência alimentar.

Contudo, existe uma grande preocupação da população quanto à presença de resíduos dessas substâncias nos alimentos de origem animal, principalmente quando pensamos na exportação. Nesse contexto, uma tecnologia que também começa a ser utilizada é a inclusão de aditivos naturais na dieta do animal, que proporcionam melhora na saúde e desempenho do rebanho.

AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES NUTRICIONAIS NATURAIS EM BOVINOS  DE CORTE CONFINADOS 

Recentemente, foi realizado um trabalho (Matos, 2021) em que o uso de aditivo natural em associação com ionóforo foi avaliado em substituição à compostos antimicrobianos a partir dos seguintes parâmetros: desempenho animal, conversão alimentar e retorno financeiro de bovinos terminados em confinamento. Nessa avaliação, foram utilizados 36 bovinos com 24 meses de idade, com animais recebendo uma dieta basal de 850 g/kg de concentrado e 150 g/kg de silagem de milho oferecida durante 84 dias. Para fins de análise, foram utilizadas quatro dietas, como podemos ver a seguir:




  1. Controle: sem adição de aditivos;
  2. Somente ionóforo: inclusão de 30 mg de ionóforo/kg de matéria seca ingerida (MSI);
  3. Ionóforo e composto antimicrobiano: inclusão de 30 mg de ionóforo + 30 mg de composto antimicrobiano/kg MSI;
  4. Ionóforo + aditivo natural (Advantage Confinamento – Alltech): inclusão de 30 mg de ionóforo/kg/MSI + 3,0 g de aditivo nutricional/100 kg de peso corporal.

Resultados no peso corporal e conversão alimentar 

Ainda que o consumo de matéria seca tenha sido semelhante entre as quatro dietas, o aumento de peso corporal final e o ganho médio diário foram maiores para os bovinos da dieta com ionóforo e  composto antimicrobiano (558,7 kg e 2,02 kg/dia) e ionóforo e aditivo natural (554,6 kg e 2,02 kg/dia), e menor para os bovinos da dieta sem aditivos (514,6 kg e 1,57 kg/dia, Figura 1). A partir dessas informações, percebemos que a conversão alimentar dos animais alimentados com as dietas ionóforo + aditivo natural (Advantage Confinamento – Alltech) e ionóforo + composto antimicrobiano foram as melhores.



Figura – Pesos corporais inicial e final e peso de carcaça final de bovinos de corte terminados em confinamento recebendo dietas que continham ionóforo apenas ou a combinação de ionóforo + aditivo natural (Advantage Confinamento – Alltech) e ionóforo + composto antimicrobiano.

Resultados em lucratividade

Nesse estudo, uma comparação do retorno financeiro foi realizada em função das diferenças em reais e em porcentagem entre as diferentes dietas (Tabela 1).

Tabela – Retorno financeiro em função das diferenças entre as dietas (em reais e porcentagem)



Apesar do custo de alimentação ter sido superior nas dietas com ionóforo + aditivo natural (Advantage Confinamento – Alltech), a margem aparente de lucro no uso dessa combinação foi a maior, o que indica maior retorno financeiro ao produtor. Na tabela, verifica-se que o uso de ionóforo + aditivo natural (Advantage Confinamento) pode aumentar o retorno ao produtor em até 25% em relação às dietas com uso apenas de ionóforos.

Conclusão 

Dessa forma, o uso de soluções nutricionais naturais são uma ferramenta que retorna mais dinheiro ao produtor, além de ser uma forma mais sustentável de produção de bovinos de corte.


Fonte: Portal DBO

Autores:

Aylle Medeiros Matos - Luiz Fernando Costa e Silva