Você sabe o que é Recria Turbinada?
Conheça o programa utilizado para encurtar a recria e promover a pecuária de ciclo curto
Você sabe o que é Recria Turbinada?

A produção de bovinos de corte é uma atividade de produção animal realizada entre fases (cria, recria e engorda) no qual o conjunto das destas fases forma-se o processo produtivo da pecuária de corte.

 

A recria compreende a fase entre a desmama até o momento que o animal é encaminhado para a reprodução ou terminação.

 

No Brasil, devido as condições de clima e desempenho das pastagens, principalmente no período seco do ano, a recria é a fase da produção da pecuária de corte com o período mais longo do ano tendo como consequência o parto mais tardio e o comprometimento do desenvolvimento dos bezerros elevando a média de idade do abate dos animais.

 A produção brasileira apresenta alguns desafios como introduzir a pecuária de ciclo curto (diminuir o ciclo longo produtivo), melhorar as taxas de natalidade, melhorar a qualidade de carcaça dos animais, recuperar as pastagens, reduzir a taxa de mortalidade dos animais e principalmente procurar encurtar o ciclo da recria.

 Uma das alternativas para produzir novilhos e novilhas precoces é encurtar o ciclo da recria e preparar os novilhos para o confinamento/ semiconfinamento e as novilhas para uma reprodução mais precoce sem comprometer a qualidade do ciclo produtivo dos animais.

 Diante destas novas perspectivas da produção de pecuária de corte, propomos um programa para encurtar esta importante fase do ciclo produtivo, denominado Programa de Recria Turbinada.

O que vem a ser o Programa de Recria Turbinada?

 

“A Recria Turbinada vem a ser um Programa cujo objetivo e  encurtar o período de Recria  utilizando recursos operacionais, pastagens de boa qualidade, manejo sanitário eficiente, manejo nutricional intensivo e gestão por resultados” Guilherme Vieira (2020).

Propomos um Programa baseado no Planejamento e a Gestão por resultados fundamentado na gestão dos índices técnicos.

Importante: o grande propósito no encurtamento da recria é impedir o problema do estresse nutricional ocasionado principalmente no período seco e evitar o baixo desempenho produtivo dos animais melhorando a velocidade constante do crescimento destes animais.


Deseja conhecer mais sobre a Recria Turbinada? Assista nossa Live Shop no e-rural no dia 26/10 às 19horas, com o Professor Guilherme Vieira . Para garantir a sua vaga, clique aqui.