Giro de notícias erural – 11/03/2022
Confira as principais notícias da semana e fique por dentro do que rolou no mundo do agronegócio.
Giro de notícias erural – 11/03/2022


Mapa anuncia nova estratégia de vacinação contra a febre aftosa em 2022

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) comunicou, nesta semana, aos órgãos de defesa agropecuária do país que compõem o bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Aftosa (PNEFA), nova estratégia para garantir a oferta de imunizantes contra a febre aftosa.

Após análise e discussão com os órgãos competentes em cada estado, o Mapa definiu pela inversão das etapas da campanha de vacinação em Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Com a nova medida, a 1ª etapa (em maio) será destinada aos bovinos e bubalinos de zero a 24 meses, enquanto a 2ª etapa (em novembro), aos animais de todas as idades.

 

Fonte: Portal DBO

 

Boi gordo: Indicador Cepea/B3 em SP atinge a casa dos R$ 350 e marca recorde

 

O Indicador do boi Cepea/B3 (estado de São Paulo, à vista) atingiu nesta semana a casa dos R$ 350,00, recorde nominal diário da série histórica, iniciada em 1994.

Segundo pesquisadores do Cepea, as exportações brasileiras de carne bovina bastante aquecidas neste começo de ano, sobretudo à China, e a baixa oferta de animais para abate mantêm os preços da arroba em patamares elevados.

Dados da Secex mostram que, de janeiro a fevereiro, o Brasil embarcou 334,10 mil toneladas de carne bovina (in natura, industrializada, miúdos entre outros), um recorde para o período.

 

Fonte: Portal DBO

 

Governo lança plano para tentar reduzir importação de fertilizantes

 

Como estratégia para reduzir a dependência do Brasil das importações de fertilizantes, o governo federal lançou Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), nesta sexta-feira (11), no Palácio do Planalto. Segundo o governo, o PNF é uma referência para o planejamento do setor de fertilizantes para os próximos 28 anos (até 2050). É uma tentativa de promover o desenvolvimento do agronegócio nacional e considerando a complexidade do setor, com foco nos principais elos da cadeia: indústria tradicional, produtores rurais, cadeias emergentes, novas tecnologias, uso de insumos minerais, inovação e sustentabilidade ambiental. Em um contexto mundial de incertezas, a elaboração do plano foi iniciada em 2021 e formalizado por Decreto, assinado nesta sexta-feira.

Fonte: Canal Rural

 

Governo cria linha de crédito para produtores afetados por excesso de chuvas

 

Em reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta quarta-feira (9), o governo aprovou a criação de uma linha de crédito emergencial destinada aos produtores que foram prejudicados pelo excesso de chuvas. A medida vale para produtores com propriedades em municípios que fazem parte da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que engloba os estados nordestinos e alguns municípios do norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

 

Fonte: Canal Rural

 

Frente fria impulsiona tempestades no Sul do Brasil

 

Com o avanço de uma nova frente fria associada a uma área de baixa pressão na costa gaúcha. Sendo assim, a chuva ganha mais força e há previsão de tempestades severas nos três estados da região Sul. Chove forte também nos estados da região Norte e em Mato Grosso, o que tem dificultado as atividades em campo como a finalização da colheita da soja do principal estado produtor e seu escoamento rumo aos portos da região norte devido a atoleiros em estradas. Demais áreas do Brasil com chuva irregular e isolada, como boa parte do Nordeste, do Sudeste e dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Não chove no Distrito Federal, noroeste de Minas Gerais e sudoeste da Bahia. Tempo quente no Brasil central.

 

Fonte: Canal Rural

 

Estamos ao vivo agora com o
2º LEILÃO ERURAL EMBRYO

Assistir Leilão ×