Integrar Floresta, Produção Agrícola e Pecuária é possível?
Sistemas Agroflorestais é um termo mais usado no meio internacional (Agroforestry Systems), reparem que o componente florestal foi usado em todos os níveis de classificação destes sistemas.
Integrar Floresta, Produção Agrícola e Pecuária é possível?

A resposta é SIM, funciona muito bem! Contudo algumas considerações devem ser feitas sobre o tema e é esse o meu papel na Comunidade e-rural

O que um Engenheiro Florestal faz perdido no meio de uma imensa comunidade de pecuaristas, zootecnistas, agrônomos e produtores? Está é outra resposta fácil, fui desafiado pelos editores do blog e-rural a fazer uma coluna sobre a interação entre a Lavoura, a Pecuária e a minha querida Floresta, e começar a desvendar os entraves, os principais erros e as possibilidades que está interação pode trazer para a atividade principal de todos vocês!

Pra começarmos nosso papo, primeiro é preciso estabelecer algumas definições importantes e a primeira delas é:

O que seria essa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?

É definido como um sistema de cultivo (técnicas) que apresenta 3 componentes (árvores; cultivo agrícola e criação de animais) de forma simultânea ou escalonada no tempo, numa mesma área. Este modelo de cultivo também é conhecido como Sistemas Agroflorestais

Quais os modelos de sistema existem?

Uma das formas de classificar os Sistemas Agroflorestais é observar quais são os componentes em interação.

Por exemplo quando há os 3 componentes na mesma área o sistema é considerado um Sistema Agrossilvipastoril ou integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Entretanto, se houver somente o cultivo agrícola com o componente arbóreo o sistema pode ser chamado de Sistema Silviagrícola ou ILF. Se houver somente o cultivo de árvores com a pecuária, esse sistema se classifica como Silvipastoril ou IPF.  

Qual a diferença entre ILPF e Sistemas Agrofloretais?

Sistemas Agroflorestais é um termo mais usado no meio internacional (Agroforestry Systems), reparem que o componente florestal foi usado em todos os níveis de classificação destes sistemas. Sistemas Silviagrícola (Floresta – Lavoura), Silvipastoril (Floresta – Pecuária) e Agrossilvipastoril (Lavoura – Pecuária – Floresta). Entretanto, os Sistemas Agroflorestais não englobavam o estudo da interação Lavoura-Pecuária, vendo a necessidade a EMBRAPA cunhou a classificação ILPF, na qual a ILP (Lavoura – Pecuária) é uma das possibilidades. Contudo, não há diferença entre os modelos ILPF e Agroflorestais, somente há uma maior abrangência das possibilidades de integração no termo ILPF. 

Com estas definições iniciais poderemos aprofundar mais os temas nos próximos encontros nas páginas do Blog e-rural. 

Até a próxima! 

 
Estamos ao vivo!
ASSISTA AGORA ×