5 coisas que todo pecuaristas deveria saber sobre o gado senepol
Um produtor atento precisa conhecer mais sobre essa raça que hoje ocupada a segunda posição entre as raças criadas no país
5 coisas que todo pecuaristas deveria saber sobre o gado senepol

Histórico da raça

No ano de 1860, gados da raça N'Dama foram levados para a Ilha Caribenha de St. Croix, vindos do Senegal, com o propósito de fomentar a criação de gado no local. Com o passar dos anos, criadores locais, buscando melhorar algumas características como docilidade e capacidade de ordenha das vacas, além de buscarem remover os longos chifres dos gados N'Dama importaram touros da raça Red Poll e introduziram no rebanho. Foi somente no ano de 1954 que a cruza entre a raça N'Dama e a Red Poll foi passou a ser reconhecida como SENEPOL e seu registro só foi reconhecido na década de 1960.

 De onde vem o nome da raça

O nome Senepol deriva justamente da história de formação da raça, homenageando as duas raças que dão origem ao Senepol. O “Sene” tendo como inspiração o país de origem da raça N'Dama, o Senegal e o “pol” trazido da raça Red Poll.

 O Senepol pelo mundo

O Senepol é hoje a raça taurina que apresenta maior crescimento no Brasil. Mas eles também são encontrados na Austrália, África do Sul, Namíbia, Venezuela, México, Paraguai, Filipinas, Zimbábue, Porto Rico e República Dominicana, além claro das Ilhas Virgens Americanas e dos Estados Unidos.

 Desempenho impressionante em leilões

O Senepol hoje é a segunda raça bovina com maior preço de faturamento em Leilões, atrás apenas da raça Nelore, que compõe a maioria esmagadora dos rebanhos nacionais. Porém se realizarmos o comparativo entre o preço médio do lote com animal da raça Senepol e o preço médio do lote com animal da raça Nelore, veremos que o gado Senepol leva vantagem. A revista DBO, edição de agosto 2019, mostrou que em julho de 2019, a média da valorização do Senepol foi R$10.816,00, enquanto a média da valorização do Nelore foi R$9.179,00.

Principais característica da raça

Além das características já citadas, de docilidade, ausência de chifres e facilidade no manejo da ordenha, a raça Senepol é conhecida por ser uma raça bastante rustica, sendo bem resistente a parasitas como carrapatos e insetos, além de ter tolerância ao calor. Por ser uma raça taurina, apresenta excelente marmoreio, além disso, toda essa rusticidade e docilidade estão aliadas a uma alta capacidade produtiva, tendo aptidão tanto para corte como para produção leitera. As características do Senepol são tantas que não cabem em uma única postagem, e é por isso que esse gado tem batido recordes de venda ano a ano no Brasil.


Leia mais:

PECUARISTA: O TEMPO ESTÁ CONTRA VOCÊ

ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENÉTICO BRASILEIROS
Por que investir em touros Deca 1?



C21015