Giro de notícias erural – 04/03/2022
Confira as principais notícias da semana e fique por dentro do que rolou no mundo do agronegócio.
Giro de notícias erural – 04/03/2022


Brasil tem estoques de fertilizantes para 3 meses, diz Anda, que difere de ministra.

 

O Brasil tem atualmente estoques de fertilizantes para os próximos três meses, em níveis acima da média de anos anteriores, afirmou em nota nesta quinta-feira a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), apesar de dificuldades de suprimento globais diante da guerra na Ucrânia.

A afirmação, “com base em agentes de mercado”, difere de declaração da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que afirmou na véspera que o Brasil teria “estoque passagem que dá pra chegar até outubro, quando começamos a nossa safra de verão”.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

 

Milho: conflito no leste europeu eleva preço externo; no Brasil, valor segue estável.

 

A guerra entre Rússia e Ucrânia elevou com força os preços internacionais dos grãos, tendo em vista que o conflito gerou preocupações com a oferta global de produtos como milho e trigo – as tensões no leste europeu prejudicam as exportações de cereais pela região do Mar Negro.

No mercado doméstico, segundo informações do Cepea, apesar das valorizações externas, os preços do milho ficaram praticamente estáveis no Brasil na semana passada. Compradores se mantiveram afastados do mercado, e vendedores seguiram concentrados nas atividades de campo, seja na colheita da safra verão ou na semeadura da segunda safra.

 

Fonte: Portal DBO

 

Exportação de carne bovina do Brasil bate recorde pelo 2º mês seguido.

 

As exportações de carne bovina do Brasil voltaram a registrar números expressivos, após volume recorde em janeiro. No último mês, o volume embarcado chegou a 159,1 mil toneladas, alta de 55,8% sobre o montante embarcado em fevereiro de 2020, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em relação ao faturamento, o resultado foi ainda melhor. Foram US$ 889,4 milhões arrecadados em fevereiro deste ano, com elevação de 91,9% sobre o resultado em mesmo período de 2021. Segundo analistas, a tendência é que os embarques de carne bovina se mantenham aquecidos pelos próximos meses, com vendas mensais superando a marca das 140 mil toneladas, como já aconteceu neste início de ano.

 

Fonte: Canal Rural

 

Vórtice Ciclônico provoca chuva em áreas do Matopiba.

 

Uma frente fria na altura do Paraná, e um sistema que está em Minas sul da Bahia, é um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), esse sistema provoca bastante chuva nos próximos dias, para áreas do Matopiba e ainda faixa leste da Bahia, atingindo áreas produtoras de cana-de-açúcar.

Do dia 4 ao dia 8 de março, a previsão do tempo destaca que os maiores acumulados de chuva são esperados para as áreas mais ao Norte, onde os volumes podem chegar aos 100 mm. No Sul, a chuva retorna ao estado gaúcho. Enquanto isso, o norte do Paraná, áreas de Mato Grosso do Sul e do Sudeste ainda recebem volumes localizados e com baixos índices.

 

Fonte: Canal Rural

 

Máquinas agrícolas: vendas cresceram 23,5% em janeiro, diz Fenabrave.

 

As vendas de máquinas agrícolas, entre tratores e colheitadeiras, tiveram crescimento de 23,5% em janeiro quando comparadas ao mesmo mês do ano passado. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (3), pela Fenabrave, associação que, além das concessionárias de automóveis, representa revendedores de equipamentos utilizados no campo.

No total, 3,8 mil unidades foram entregues a produtores rurais no primeiro mês do ano, o que, por outro lado, representa uma queda de 33,5% frente ao volume de dezembro.

Segundo o presidente da associação, José Maurício Andreta Júnior, as perspectivas são de demanda aquecida por esses equipamentos rurais durante todo o ano, dado o recorde de produção agrícola. “O ano passado foi ótimo para a venda de tratores e máquinas agrícolas. Foram mais de 58 mil unidades comercializadas, e o cenário para este ano também é positivo”, comentou.

 

Fonte: Canal Rural