Por que acelerar a cria e a recria na pecuária de corte?
Pecuária tradicional é caracterizada por uma cria e recria de ciclo longo e crescimento tardio dos animais.
Por que acelerar a cria e a recria na  pecuária de corte?

Guilherme Augusto Vieira


Atualmente a pecuária de corte no Brasil passa por grandes transformações, incorporando um novo contexto, no qual a busca pela melhoria da eficiência tanto na reprodução quanto na engorda tem alterado o perfil da pecuária brasileira, principalmente no quesito de produzir uma pecuária de ciclo curto. 

Neste aspecto, a cria saudável e a recria de ciclo curto apresenta-se como uma excelente opção para atingir este objetivo.

No Brasil, devido as condições de clima e qualidade das pastagens, principalmente no período seco do ano, ocorre o comprometimento no desenvolvimento dos bezerros no qual se observa o aparecimento de doenças (verminoses, problemas nutricionais, etc...), resultando no atraso dos bezerros tanto na desmama quanto pós-desmama o que contribui para alongamento do ciclo produtivo da pecuária de corte derivando animais tardios tanto para o abate quanto para a reprodução ( cios  e idade ao primeiro parto comprometidos) .

A “cria” tradicional, ainda presente em grande parte do Brasil, é produzida em sistemas extensivos, com pastagens mal manejadas, muitas vezes acompanhadas de manejos sanitários e nutricionais ineficientes levando índices reprodutivos baixos, produção de bezerros fracos, crescimento lento e baixo peso ao desmame.



Um dos maiores problemas observados na pecuária de corte nacional é o longo tempo do período da recria, onde os animais permancem na fazenda provocando altos custos operacionais. 

Diante do quadro apresentado, tentando mitigar os problemas apresentados, observou-se um avanço da pecuária nacional em todos os sentidos, com melhoria produtiva em todos os seus sistemas: na cria, recria e engorda.

A nova Vaca de Cria representa o novo contexto da cria. Ela é desafiada a produzir um bezerro de qualidade por ano. As fazendas modernas de cria implantaram novos sistemas produtivos, reprodutivos (novas tecnologias), nutricionais, melhoria genética e também sanitários, tudo isso com o intuito de melhorar a performance das vacas e produção de bezerros de qualidade.

 As fazendas produtoras de Recria tem o desafio de inserir em seus processos produtivos tecnologias nos manejos sanitários e nutricionais e com isso encurtar o período de recria e o tempo decorrente da pós-desmama ao início da engorda ( machos) e o período reprodutivo precoce ( fêmeas) , melhorando a eficiência produtiva dos animais.

Porque acelerar a cria e a recria?


O grande objetivo é oferecer condições para o desenvolvimento do (a) bezerro (a) afim de que ele tenha plenas condições para ter um ótimo peso ao desmame e consequente desenvolvimento durante o período da recria.

Como acelerar a cria e a recria?


A “aceleração” da cria e recria ocorre com a utilização de novas tecnologias e produtos a serem utilizados durante a cria e a recria visando acelerar o processo produtivo como um todo e produzir uma cria diferenciada oferecendo animais prontos para uma recria acelerada e turbinada influenciando posteriormente na precocidade reprodutiva e animais precoces para o abate.

Outros fatores diferenciados utilizados na cria e recria acelerada são as mudanças estruturais e operacionais nos manejos sanitários nutricionais em cada fase dos processos, a se destacar:

  • Manejos nutricionais e sanitários na vaca de cria durante a gestação
  • Manejos (sanitário e nutricional) do bezerro no período da cria (“pediatria”) enquanto estiver mamando;
  • Manejos (sanitário e nutricional) do bezerro no pós -desmame e durante a recria.

Ao concluir este artigo, verifica-se que para introduzir uma pecuária de ciclo curto são necessárias mudanças de paradigmas em relação a produção tradicional, investimentos em tecnologias e operações nos manejos nutricional e sanitários da vaca de cria , bezerros mamando e na recria e com isso abreviar os ciclos produtivos e oferecer ao mercado animais precoces para a reprodução e abate.

Deseja saber mais sobre a cria e recria acelerada, acesse o site do https://semiconfinamento.com.br/ e conheça o Protocolo Cria & Recria Acelerada