Por que escolher o gado girolando para produção de leite?
Uma opção para a criação em clima tropical
Por que escolher o gado girolando para produção de leite?

Uma opção para a criação em clima tropical, o gado girolando pode entrar na sua lista de raças para produção aí na sua propriedade. Tem aptidão para leite e alta taxa de reprodução.

Nesta dica, a Boi Saúde irá te informar sobre as principais características para que sua tomada de decisão sobre qual raça escolher seja assertiva.

Portanto, se você está em busca de raça que tenha uma boa demanda produtiva de leite, está no blog certo!

Em primeiro lugar, é uma raça brasileira que surgiu no Estado de São Paulo, sendo resultado de um cruzamento entre um touro Gir com vacas holandesas. Sendo assim, o resultado foi o que temos hoje: girolando.

Em segundo lugar, a mistura dessas duas raças, que têm boas características, proporcionou uma herança com resultado muito produtivo, trazendo o melhor de cada uma delas.

Hoje, com o aprimoramento da genética, há diversas opções de cruzamentos em uma estratégia para atender as demandas de cada produção.

Entre as características mais vantajosas estão:

  • Fertilidade;
  • Longevidade;
  • Precocidade;
  • Rusticidade;
  • É dócil;
  • Produtividade;
  • Tem resistência a altas temperaturas.

Para a aptidão de corte, em confinamento, os bovinos machos podem chegar a ganhar mais de 1 kg/dia, quando bem manejados, a partir de experiências já realizadas, por exemplo.

O regime à pasto, em todas as fases – cria, recria e terminação – também apresentam performance de destaque.


Gado girolando é responsável pela produção de 80% do leite no Brasil. – Foto: Girolando Entreaguas

Gado girolando e a produção de leite  

O gado girolando tem boa adaptação a diferentes tipos de clima e também de manejo.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Girolando, a raça é responsável por 80% da produção de leite no Brasil.

As propriedades que funcionam com a raça podem atuar com a comercialização do leite, de animais e também de sêmen, no caso de touros reprodutores.

Por fim, para saber mais sobre raças e fazer um comparativo, te convidamos para ler:

Agora, mesmo com uma raça adequada à sua produção e região, é preciso oferecer uma alimentação adequada para ter uma quantidade e qualidade de leite de acordo com o que é esperado pelo mercado.

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho. Caso tenha alguma dúvida, basta escrever pra gente. Será um prazer te responder.

Fonte: DICAS BOI SAUDE